sábado, 18 maio 2024

Campanha de vacinação contra sarampo começa amanhã

A Secretaria de Estado da Saúde anuncia para a próxima segunda-feira (7), em parceria com municípios e o Ministério da Saúde, o início de uma campanha de vacinação contra o sarampo para alcançar crianças ainda não imunizadas contra a doença. Segundo a Secretaria, a vacina tríplice viral estará disponível nos postos de vacinação do Estado de São Paulo para crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos até 25 de outubro. 

Algumas cidades da região, como Americana, confirmaram ontem o início da imunização na segunda-feira (veja texto nesta página). 

113 CASOS NA RMC 

O Estado de São Paulo já passou de 5,4 mil casos confirmados da doença, com oito pacientes que foram a óbito. A situação é pior na Capital, com 3.113 contaminados. 

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), segundos os registros oficiais da Secretaria de Estado da Saúde, há casos positivos em 13 das 20 cidades – que juntas somam 113 pessoas com sarampo (veja no quadro). 

DIA D 

A campanha anunciada pelo governo paulista inclui um “Dia D” no sábado, dia 19, quando os postos de saúde da rede pública estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis. 

As crianças devem ser levadas aos postos, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. 

“A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis para levarem os pequenos aos postos durante esta campanha”, diz a Diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato. 

OUTROS PÚBLICOS 

A campanha também terá uma segunda fase neste ano, focada em jovens de 20 a 29 anos. A ação será entre os dias 18 e 30 de novembro, quando está programado outro “Dia D”. 

Pessoas nesta faixa etária poderão receber a dose da vacina tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde. Os municípios devem seguir realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos da doença. 

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Entre 30 e 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado. 

AMERICANA ADERE À AÇÃO  

A Secretaria de Saúde de Americana confirmou ontem que a partir de segunda (7) todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade estarão na campanha de vacinação contra o sarampo. A vacina será aplicada de segunda a sexta, das 8h às 16h. A campanha é destinada às crianças que não estão com a vacinação em dia, portanto, não será feita para doses extras. 

Segundo dados da Secretaria de Saúde, a cidade tem aproximadamente 11 mil crianças na faixa etária dos seis meses aos 5 anos, sendo que muitas ainda não receberam sequer a primeira dose. Em 2018, a cobertura vacinal em crianças de até um ano de idade foi de 92% e este ano, até o mês de agosto, 83% das crianças nessa faixa etária haviam sido imunizadas. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também