segunda-feira, 4 março 2024
AÇÕES SOCIAIS

Campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura 2023” sensibiliza alunos de Hortolândia

Palestra sobre racismo e violência contra as mulheres reuniu cerca de 1.500 estudantes e educadores na E.E. La Fortezza
Por
Redação
Foto: Divulgação

Alunos matriculados na E.E (Escola Estadual) Profª Maria Antonietta Garnero La Fortezza assistiram, nessa terça-feira (21/11), à palestra “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura: as diferenças se encontram no respeito”, organizada pela Secretaria de Governo por meio dos Departamentos da Mulher e dos Direitos Humanos. A ação compõe o conjunto de atividades abertas ao público programadas pela Prefeitura em diversos espaços e equipamentos públicos da cidade.

Concentrados na quadra esportiva da escola La Fortezza, alunos do Ensino Fundamental e Médio se revezaram nos turnos matutino, vespertino e noturno para assistir à palestra. Segundo estimativas da direção da escola e da Secretaria de Governo, o público presente foi de 1.500 pessoas, entre estudantes e educadores. Ao decorrer das palestras, as diretoras Josefa Teixeira, do Departamento da Mulher, e Adriana Ribeiro, do Departamento dos Direitos Humanos, abordaram questões sensíveis sobre a temática do racismo e da violência contra a mulher, sob o mote da universalização dos direitos para a garantia do princípio da dignidade da pessoa humana.

Mais do que ouvir exemplos de discriminação racial em situações do dia a dia, os alunos foram instigados a refletir sobre o racismo estrutural por meio de uma dinâmica de grupo. A atividade consistia em ler frases racistas para duas pessoas negras que compunham um cenário. A dinâmica permitiu identificar como o racismo se manifesta sutilmente em comportamentos, comentários e, até mesmo, em algumas palavras da Língua Portuguesa, como no verbo “denegrir” quando associado ao conceito pejorativo de “difamar” ou “manchar a reputação de algo ou alguém”. A questão racial também foi abordada pelas equipes da Prefeitura por meio da citação de personalidades negras que mudaram o curso da história e engajaram a luta contra o racismo. Ao final das atividades, a direção da escola La Fortezza se propôs a fortalecer a pauta do racismo no ambiente escolar e intensificar a exposição de materiais impressos sobre o tema.

A temática da defesa dos direitos das meninas e mulheres foi levantada sob dois aspectos. Primeiro, as equipes da Secretaria de Governo contextualizaram a campanha mundial dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que estimula a reflexão dos variados cenários da violência de gênero contras as mulheres e os diversos contextos de vulnerabilidade a que o público feminino está sujeito. Em outro momento, o público conheceu a campanha do “Laço Branco”, que tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Sob ambos os aspectos, a exposição do tema sobre violência contra as mulheres contextualizou os diferentes tipos de violência, como a física, psicológica, sexual, patrimonial e a moral. As alunas e educadoras também foram orientadas sobre a rede de proteção disponível no município e sobre os principais canais de denúncia e acolhimento.

A diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, avalia os impactos das ações promovidas pela campanha em diferentes regiões da cidade. “Nosso maior compromisso é atender pessoas nos seus territórios, levando conhecimento e orientações que assegurem o bem-estar e segurança. Teremos a oportunidade de falar com mais de 10 mil hortolandenses de todas as faixas etárias, apresentando a rede de proteção consolidada no município”, declarou Josefa Teixeira.

Ao final das palestras, o Departamento da Mulher de Hortolândia foi procurado por estudantes e educadoras que compartilharam questões pessoais envolvendo situações de violência contra a mulher. O Departamento realizou os atendimentos, providenciando os encaminhamentos e agendamentos necessários.

A campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura 2023” continua promovendo ações em diferentes espaços públicos de Hortolândia. A programação completa organizada pela campanha pode ser acessada por este LINK.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também