Projeto que obriga câmeras corporais na Guarda Municipal é retirado da pauta na Câmara de Campinas
Autor pediu vista para ampliar diálogo; sessão também aprovou mudanças no FICC e homenagens
A votação em primeira discussão do projeto que obriga o uso de câmeras corporais pela Guarda Municipal foi retirada da pauta da sessão desta segunda-feira (23), na Câmara de Campinas. O pedido de vista foi feito pelo autor da proposta, vereador Gustavo Petta (PCdoB), que informou que pretende ampliar o diálogo com os demais parlamentares antes de submeter o texto à votação.
A proposta prevê a implementação de sistema de vídeo, áudio e GPS nos uniformes e viaturas da corporação. O texto estabelece que os equipamentos sejam acionados no início do turno e desligados ao final da jornada, condicionando a obrigatoriedade à disponibilidade dos dispositivos.

O projeto também assegura ao cidadão o direito de solicitar as imagens das abordagens com base na Lei de Acesso à Informação e determina que o uso inadequado das câmeras poderá implicar inversão do ônus da prova em procedimentos administrativos que envolvam suspeita de excesso de força.
Com o pedido de vista, caberá ao autor solicitar o retorno do tema à pauta para nova apreciação.
Outras votações
A sexta sessão ordinária do ano teve pauta considerada enxuta. Os vereadores aprovaram, em segunda discussão, o projeto do Executivo que moderniza o FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas), com atualização das regras para financiamento de projetos culturais no município.
Também foram aprovadas propostas de denominação de vias públicas e a concessão do título de cidadão campineiro ao atleta Bruno Rezende, conhecido como Bruninho, jogador do Vôlei Renata e filho do técnico Bernardinho, da seleção brasileira. O atleta viveu parte da infância em Campinas, retornou à cidade para atuar pelo clube e será homenageado com a honraria.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Mariana Conti destaca votação e prepara transição para a Assembleia Legislativa
Deputada estadual eleita fala sobre quase 10 anos na Câmara de Campinas, atuação como oposição, pautas regionais e futuro político
Unicamp aplica primeira fase do Vestibular 2027 neste domingo
Prova começa às 9h e terá 72 questões de múltipla escolha; candidatos devem chegar às 8h para evitar perder o acesso aos locais
Vigilância Sanitária interdita casa de repouso com seis idosos em Campinas
Estabelecimento no Jardim Campos Elíseos funcionava sem licença e apresentava problemas de higiene, falta de profissionais e de alimentos
