Série de furtos e vandalismo atrasam obras no CS Paranapanema, em Campinas
Unidade foi alvo de quatro ocorrências durante a reforma, e conclusão dos reparos deve levar 15 dias a mais do que o previsto

As obras de recuperação do CS (Centro de Saúde) Paranapanema, em Campinas, devem ser concluídas com cerca de 15 dias de atraso após a unidade sofrer quatro episódios de furtos e vandalismo. O atendimento está suspenso desde o temporal de 30 de agosto, que danificou a estrutura do prédio.
Segundo a Prefeitura de Campinas, a previsão inicial era finalizar os trabalhos em 30 de outubro. A prorrogação será necessária para remover e substituir materiais danificados ou furtados durante o período de reforma.

Unidade sofreu furtos de fiação e torneiras
O temporal destelhou parte do prédio, provocou a entrada de água e deixou fiações no chão. As obras incluem reparos no telhado, renovação da rede elétrica e pintura.
Durante a execução dos serviços, a unidade foi alvo de furtos de fiação e torneiras, além de atos de vandalismo. O episódio mais recente ocorreu na terça-feira (13), quando foram levados cabos elétricos recém-instalados na laje.
A Coordenadoria Departamental de Manutenção está levantando, junto à empresa contratada, os prejuízos provocados pelas ocorrências.
Cronologia das ocorrências
O primeiro caso foi registrado em 17 de setembro, com o furto da fiação antiga e a quebra da tubulação de água na laje.
Em 22 de setembro, foram furtadas torneiras e houve vandalismo na parte interna do prédio, além de uma tentativa de levar as portas de alumínio dos sanitários.
No dia 28 de setembro, ocorreu outro furto de fiação, desta vez na parte interna da unidade. Já em 13 de outubro, os criminosos levaram a nova fiação instalada na laje.
Atendimentos foram remanejados
Desde o início das obras, os pacientes do CS Paranapanema são atendidos em outras unidades de saúde. As consultas agendadas foram mantidas, e os pacientes recebem contato telefônico para confirmar o local, a data e o horário do atendimento.
Os serviços de acolhimento e odontologia são realizados no CS Orosimbo Maia, que teve a equipe reforçada para absorver a demanda. As coletas de materiais para exames foram transferidas para o CS São Vicente.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Vigilância Sanitária interdita casa de repouso com seis idosos em Campinas
Estabelecimento no Jardim Campos Elíseos funcionava sem licença e apresentava problemas de higiene, falta de profissionais e de alimentos
STF nega novo recurso e mantém prazo para Campinas substituir 598 cargos comissionados
Por unanimidade, ministros rejeitaram pedido da Prefeitura para ampliar período de reorganização administrativa; município afirma que voltará a recorrer para defender a validade da lei
Campinas registra alta de 8,7% no saldo de MEIs em setembro
Cidade teve saldo positivo de 910 microempreendedores individuais, ante 837 no mesmo mês de 2025
