TV AO VIVO
TODODIA 16 de outubro de 2026
CENTRO DE SAÚDE

Série de furtos e vandalismo atrasam obras no CS Paranapanema, em Campinas

Unidade foi alvo de quatro ocorrências durante a reforma, e conclusão dos reparos deve levar 15 dias a mais do que o previsto

Compartilhar WhatsApp Facebook

As obras de recuperação do CS (Centro de Saúde) Paranapanema, em Campinas, devem ser concluídas com cerca de 15 dias de atraso após a unidade sofrer quatro episódios de furtos e vandalismo. O atendimento está suspenso desde o temporal de 30 de agosto, que danificou a estrutura do prédio.

Segundo a Prefeitura de Campinas, a previsão inicial era finalizar os trabalhos em 30 de outubro. A prorrogação será necessária para remover e substituir materiais danificados ou furtados durante o período de reforma.

CS (Centro de Saúde) Paranapanema. Foto: Prefeitura de Campinas

Unidade sofreu furtos de fiação e torneiras
O temporal destelhou parte do prédio, provocou a entrada de água e deixou fiações no chão. As obras incluem reparos no telhado, renovação da rede elétrica e pintura.

Durante a execução dos serviços, a unidade foi alvo de furtos de fiação e torneiras, além de atos de vandalismo. O episódio mais recente ocorreu na terça-feira (13), quando foram levados cabos elétricos recém-instalados na laje.

A Coordenadoria Departamental de Manutenção está levantando, junto à empresa contratada, os prejuízos provocados pelas ocorrências.

Cronologia das ocorrências
O primeiro caso foi registrado em 17 de setembro, com o furto da fiação antiga e a quebra da tubulação de água na laje.

Em 22 de setembro, foram furtadas torneiras e houve vandalismo na parte interna do prédio, além de uma tentativa de levar as portas de alumínio dos sanitários.

No dia 28 de setembro, ocorreu outro furto de fiação, desta vez na parte interna da unidade. Já em 13 de outubro, os criminosos levaram a nova fiação instalada na laje.

Atendimentos foram remanejados
Desde o início das obras, os pacientes do CS Paranapanema são atendidos em outras unidades de saúde. As consultas agendadas foram mantidas, e os pacientes recebem contato telefônico para confirmar o local, a data e o horário do atendimento.

Os serviços de acolhimento e odontologia são realizados no CS Orosimbo Maia, que teve a equipe reforçada para absorver a demanda. As coletas de materiais para exames foram transferidas para o CS São Vicente.

Esta matéria foi útil para você?

João Victor Viana TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.