domingo, 16 junho 2024
SEGURANÇA HÍDRICA

Coden e IZ discutem cessão de área para compensação ambiental da nova represa

Foi consenso no grupo a necessidade de acompanhamento
Por
Redação
Foto: Divulgação

Os diretores da Coden Ambiental e do IZ (Instituto de Zootecnia) se reuniram no final de dezembro para acertar os detalhes preliminares da eventual cessão de uma área de 46 mil metros quadrados, pertencente à instituição de pesquisa, e que servirá para a compensação ambiental da nova represa para abastecimento a ser construída em Nova Odessa – a Recanto 4, cuja área já foi desapropriada e paga pela Prefeitura.

Na ocasião, o presidente da Coden, Elsio Alvaro Boccaletto, e o diretor Técnico da empresa, Rean Gustavo Sobrinho, foram recebidos pelo diretor Técnico do IZ, o pesquisador Enilson Geraldo Ribeiro, o diretor administrativo, Sebastião Aparecido Teixeira, e o pesquisador João José Demarchi.

Foi consenso no grupo a necessidade de acompanhamento, por parte da Coden, do manejo da área a ser utilizada para a compensação ambiental, com atenção especial para o risco de incêndio e demais ameaças ao desenvolvimento das mudas das espécies que serão plantadas no local. “Vamos avaliar qual área seria estratégica para o IZ para que possamos formalizar esse processo”, afirmou na ocasião do encontro o diretor Técnico do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro.

Para o presidente da Coden, formalizar essa parceria na área de Meio Ambiente com o instituto de pesquisa novaodessense “é uma grande satisfação”. “A Coden estará entregando um planejamento detalhado de como cuidar e manter as mudas. Afinal, o objetivo maior dessa ação é a preservação ambiental”, concluiu Boccaletto.

A conclusão do termo de compensação ambiental que está sendo acordado com o IZ é o último passo da Coden para a obtenção, junto à Cetesb, da licença para a construção da nova represa. A Recanto 4 será utilizada como mais uma fonte do sistema de captação de água, que já conta com 6 represas, o que contribuirá significativamente com a segurança hídrica do município.

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) lembrou que a Prefeitura já recebeu da Justiça, em março de 2023, o documento de posse definitiva de área desapropriada de 51 mil metros quadrados onde será construída a Represa Recanto 4 – o primeiro novo reservatório da cidade em mais de 30 anos. A Prefeitura recolheu judicialmente o valor de R$ 1.169.748,00 pela área.

Desde 2023, 100% da população de Nova Odessa (estimada em 61 mil habitantes) é atendida pela Coden Ambiental com água tratada, considerada uma das melhores da região. Até recentemente, esse percentual era de 98%, mas a inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 Santo Ângelo e das obras que levaram água tratada encanada aos bairros do Pós-Anhanguera, em fevereiro de 2023, garantiram a Nova Odessa a universalização do serviço.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também