quinta-feira, 25 abril 2024

Com autoridades, Omar vai à barragem e diz que não há risco

O prefeito Omar Najar (MDB) voltou a afirmar ontem que a população “não corre risco nenhum” em relação à segurança da barragem da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) mantida pela CPFL Renováveis em Americana.

A confiança na segurança da barragem foi externada por Omar após ele visitar ontem pessoalmente as instalações na Represa do Salto Grande e se reunir no local com profissionais da CPFL e secretários municipais.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), representantes da Prefeitura de Limeira, um deputado estadual e vereadores também participaram do encontro em Americana, que havia sido anunciado na última sexta-feira – quando Negri esteve discutindo o assunto com Omar no Gabinete.

O diretor presidente da CPFL Renováveis, Fernando Mano, e o diretor de Operações da empresa, Adriano Vignoli, conduziram uma apresentação às autoridades, abordando dados de investimentos e informações relativas à classificação de risco da barragem.

Atualmente classificada como “Risco A” (alto risco) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a barragem de Americana tem uma solicitação da CPFL para que tenha risco reclassificado para nível médio. “Hoje, essa classificação se dá por uma limitação operativa de uma das comportas, que já foi modificada. Com a manutenção que realizamos, ela reduziu para médio risco. A reclassificação foi solicitada e estamos aguardando por ela. Geralmente a mudança é feita no meio do ano, mas solicitamos um adiantamento (à Aneel)”, disse Vignoli.

De acordo com a prefeitura de Americana, o diretor ainda explicou que, em função da localização e do potencial de áreas atingidas na hipótese de rompimento, não há condições para diminuição ainda maior dessa classificação. Quanto à ocorrência eventual de um acidente, a empresa informou a existência de um PAE (Plano de Ação Emergencial), que prevê ações imediatas em áreas atingidas no entorno da barragem. O PAE, porém, ainda não foi liberado à Imprensa.

Além de Omar, o chefe do Executivo de Piracicaba, Barjas Negri, e o deputado estadual Roberto Morais (PPS) participaram do encontro, que reuniu ainda os secretários de Americana, Odair Dias, do Meio Ambiente; e Ângelo Marton, do Planejamento; acompanhados por representante da Defesa Civil. Os vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta, José Longatto e Pedro Kawai também estiveram presentes.

A CPFL Renováveis se limitou a divulgar uma nota oficial, no final da tarde, informando que “recebeu as autoridades das cidades de Americana, Piracicaba e Limeira na PCH de Americana” e que “em linha com à (sic) transparência, a empresa apresentou as suas edificações e reforçou que a PCH de Americana possui suas instalações em perfeitas condições de segurança”.

‘PÂNICO É DESCABIDO’, DIZ PREFEITO EM VÍDEO
Após a reunião ontem na barragem, Omar Najar gravou um vídeo e postou em seu perfil no Facebook. De acordo com ele, “a CPFL apresentou todas as alternativas e as situações que existem” na barragem, que, nas palavras de Omar, é “uma barragem segura”. “Foi um escândalo que fizeram, na minha opinião”, afirmou ele, em provável referência a uma reportagem veiculada no último dia 7 pela TV Band, que informou que Limeira e Piracicaba seriam “varridas do mapa” em um eventual rompimento da barragem de Americana.

Sem citar nomes, Omar criticou “a Imprensa” no vídeo. “Acho que as pessoas, para dar uma notícia dessas, para não gerar pânico, deveriam ver a realidade, e não ficar fazendo suposições e falando coisas que não existem”, reclamou o prefeito. “Esse pânico que foi gerado é uma coisa descabida. A população de Americana, Piracicaba e Limeira podem ficar tranquilas. A garantia da CPFL e de todos os engenheiros que aqui estiveram provam que ela (barragem) é de alta segurança. Portanto, minha gente, não corre risco nenhum. Só um castigo de Deus, porque isso aqui não é possível acontecer. Isso é construído entre rochas”, completou Omar Najar.

 

.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também