sexta-feira, 12 abril 2024
NATUREZA BARBARENSE

Conheça o birdwatching: grupo se uniu neste domingo para observação de pássaros

Organizado pelo projeto “Aves de Santa Bárbara”, último domingo do mês é data marcada para conhecer mais sobre aves que vivem no município barbarense
Por
Isabela Braz
Foto: Alessandro Araujo/Rede TODODIA

Domingos são sempre dias em que muitas pessoas aproveitam para se unir com familiares e amigos para aproveitar o dia de descanso e lazer. Em Santa Bárbara d’Oeste, algumas dessas pessoas utilizam o dia, logo pela manhã, para participar de birdwatching – ou no português, observação de pássaros.

Neste domingo (25), o projeto “Aves de Santa Bárbara” que tem apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, DAE (Departamento de Água e Esgoto), voluntários e população, se reuniram no Parque dos Ipês para essa atividade que mistura lazer e conhecimento.

O idealizador do projeto, o biólogo Matheus Janoto, conversou com a Rede TODODIA sobre o projeto, que há três anos faz parte do município. O projeto deu início na pandemia, como forma de trazer mais lazer ao ar livre num momento de isolamento e até hoje vem atraindo bastante os participantes.

“No começo éramos uma turma pequena e agora divulgamos até em cima da hora e mesmo assim atingimos o máximo de vagas. Sempre tem gente nova, gente que está desde o começo”, disse o biólogo.

O fotógrafo Cláudio Maldoran faz parte do grupo há dois meses, mas já há quatro anos prática a observação de pássaros. Segundo ele, essa paixão por observar e perceber o comportamento de animais na natureza sempre lhe chamou a atenção e lhe fez bem. O fotógrafo reforça que participar de um grupo assim é relaxante, instrutivo, além de ser bom para fazer novos amigos.

“O bom de estar no grupo, que tem biólogos é a parte do conhecimento que isso agrega. As vezes a gente observa, mas não sabe o nome ou a espécie, e quando você está participando de um grupo assim agrega bastante conhecimento”, diz.

Foto: Alessandro Araujo/Rede TODODIA

Segundo Matheus, em Santa Bárbara d’Oeste é possível observar uma grande diversidade de espécies nos parques municipais, mas sempre variando de acordo com cada parque e região. Em lugares como o deste domingo, no parque dos ipês, que há um corpo d’água no local, aves como Bem-Te-Vi, Suiriri, Garças, Quero-Quero e Martins-Pescadores. Mas cada parque, com suas particularidades, há um misto de espécies.

Para quem quiser acompanhar mais e se inteirar sobre os próximos encontros, é só ficar de olho no instagram @avesdesbo. Os encontros acontecem mensalmente, sempre no último domingo de cada mês, com um número limitado de vagas.

No Instagram também é possível encontrar um link com grupo de WhatsApp do projeto, para não perder nenhuma novidade sobre as aves “barbarenses”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também