sexta-feira, 19 abril 2024

‘Corujão da Saúde’ na RMC começa no dia 25

O Governo do Estado anunciou ontem (8) que vai iniciar a primeira fase do “Corujão da Saúde” na RMC (Região Metropolitana de Campinas) a partir do dia 25 deste mês.

A intenção do programa, implantado na Capital durante a gestão do atual governador João Doria na prefeitura, é “zerar” a fila de espera por exames de ultrassom, mamografia e endoscopia.

Via assessoria, o governo informa que na RMC estão programados 8.356 endoscopias, 55.916 ultrassonografias e 8.866 mamografias, totalizando 73.138 exames.

Por meio do programa, os atendimentos são feitos em horários alternativos, sobretudo à noite e de madrugada (como das 22h às 8h) – por isso, o nome “Corujão”.

Nessa primeira fase, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os exames serão realizados em unidades da própria rede estadual de saúde, como hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades).

Na região de Campinas, há o Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o Hospital Estadual de Sumaré, o Hospital Geral de Pedreira e a AME de Santa Bárbara d’Oeste. A Secretaria da Saúde também afirma que busca parceiros privados para o “Corujão”.

Em Campinas, a assessoria da Secretaria informa que o contato foi feito com o Hospital Vera Cruz, mas a parceria ainda não está confirmada.

Questionada pelo TODODIA, a Secretaria de Saúde não informou, ontem, o que os pacientes terão de fazer para serem atendidos pelo programa “Corujão” e nem como deverão ser os encaminhamentos e procedimentos das secretarias municipais de saúde.

OUTRAS REGIÕES
Além da RMC, o “Corujão da Saúde” será implantado na Região Metropolitana de São Paulo e na região de Taubaté, no Vale do Paraíba. A expectativa é de realizar, ao todo, 155.243 exames de imagens em todo Estado.

“Estamos fazendo um grande esforço para agilizar a realização dos exames de imagem mais solicitados na rede pública, eliminando a demanda reprimida e assegurando o tratamento dos pacientes. Já estamos estudando as próximas etapas e regiões onde o ‘Corujão’ estará presente”, afirma o secretário da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também