Documentário sobre ribeirinhos é produzido em Santa Bárbara
O projeto é assinado pelo jornalista e fotógrafo Anderson Junque e pelo produtor de audiovisual Josué Silva, ambos da TV TODODIA
Em 2022 o jornalista e fotógrafo Anderson Junque foi até a Amazônia para conhecer a população ribeirinha. Por lá permaneceu 22 dias em uma jornada que o permitiu acessar as comunidades do Rio Negro. A experiência irá agora se transformar em um documentário que será exibido em 21 sessões, em escolas públicas de Santa Bárbara d´Oeste e no CEU das Artes, onde serão acompanhadas de um momento de diálogo com o jornalista e fotógrafo com o objetivo de detalhar as experiências e as impressões geradas a partir das vivências com os ribeirinhos.
Para Junque, compartilhar com os alunos das escolas públicas as experiências da Amazônia tem motivado muito a equipe que estará com ele nesse trabalho.
“É incrível como o fenômeno da partilha de conteúdos ricos, do ponto de vista cultural, nas escolas tem um efeito imediato. Eu já fiz esse trabalho outras vezes, com outros conteúdos, da África, por exemplo. Agora chegou a hora de falarmos sobre a população ribeirinha e a Amazônia. Muitas escolas em Santa Bárbara já estão nos aguardando. Agora é a hora da partilha, é a hora de levarmos aos alunos outras perspectivas de vida e de mundo. E nesse caso, experiências oriundas do território brasileiro”, conta o jornalista.

O produtor de audiovisual, Josué Silva, que já possui no currículo outros trabalhos do gênero, destaca o prazer em fazer parte do projeto.
“Eu já produzi muitos projetos que o Junque assinou. É sempre uma grande oportunidade de aprendizado, de vencer os próprios desafios, especialmente de produção. Esse, da Amazônia, tem um elemento muito importante, que é o fato de estar nas escolas, acompanhando as palestras. Eu estou muito animado para ver tudo isso acontecer”, afirmou Josué Silva.
O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Santa Bárbara recebe Campanha de Doação de Sangue nesta terça-feira (3)
Ação ocorre no Lions Clube, das 9h às 12h, sem necessidade de agendamento
Santa Bárbara d’Oeste reúne quase 1,1 mil vagas de emprego em diferentes setores
Há oportunidades para jovens aprendizes, pessoas com deficiência e profissionais com diferentes níveis de escolaridade
Outubro Rosa oferece serviços de saúde e homenageia mulheres em Santa Bárbara d’Oeste
Programação no Centro de Referência em Saúde da Mulher incluiu rodas de conversa, atividades de bem-estar e o Desfile das Guerreiras