sábado, 20 abril 2024

Estado obriga a 3M a fornecer 500 mil máscaras

Acompanhados da polícia, representantes do governo do Estado de São Paulo estiveram ontem (27) na unidade fabril da 3M, em Sumaré, para entregar ofício de requisição solicitando que a empresa libere cerca de 500 mil máscaras que serão usadas por profissionais da rede estadual da Saúde. A ação foi organizada pelas secretarias de Estado da Saúde e de governo e teve o apoio da Polícia Civil. 

A requisição é uma medida administrativa de caráter excepcional consistente na utilização coativa de bens ou serviços particulares pela administração, para, em situações de urgência, “fazer frente a necessidades coletivas prementes e superar iminente perigo público, assegurada indenização ulterior, se houver dano”, informou o governo. 

Além da previsão contida em artigo da Constituição Federal, a lei federal 13.979/2020 autoriza, de forma expressa, que os gestores locais de saúde adotem a requisição como uma das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. 

Segundo nota da 3M, a empresa vem recebendo diversas solicitações de respiradores, inclusive do governo do Estado, para quem forneceria 120 mil respiradores ao longo do mês de abril e que aprovou a expansão deste volume para 500 mil, aguardando apenas a colocação do pedido por conta do governo. 

“A ação do governo do Estado, portanto, causa surpresa para a empresa. A companhia reforça que aumentou sua produção e tem investido grandes esforços desde o início do surto, e trabalha para fornecer a todos dentro de sua capacidade produtiva. A empresa está comprometida a continuar apoiando e colaborando no enfrentamento ao coronavírus”.  

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também