quarta-feira, 19 junho 2024
"QUEM SEMEIA SEGURANÇA, COLHE QUALIDADE DE VIDA"

Funcionários da saúde recebem ciclo de palestras através da SIPAT 2024

Tendo como foco a segurança e saúde no trabalho, a ação passará pelo Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, Unacon e UPA São José.
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação

Com o começo da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) 2024 nesta quarta-feira (22) e sexta-feira (24), algumas unidades de saúde americanenses passarão por um ciclo de palestras para promoção de ações de segurança e saúde no trabalho. Os funcionários do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José assistirão as palestras organizadas pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.

André Vecchi, presidente da CIPA, observa que esta é uma oportunidade de difundir e atualizar temas relacionados à segurança e saúde do trabalho junto aos funcionários que atuam nas três unidades. “O objetivo da SIPAT 2024 é disponibilizar informações e diretrizes para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável”, diz.

Com o slogan “quem semeia segurança, colhe qualidade de vida”, as atividades terão temas que impactam direta ou indiretamente na saúde e segurança do trabalho como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), saúde mental, alimentação de qualidade, atividade física, manejo e descarte adequado de resíduos perfurocortantes, trabalho voluntário, comunicação eficaz, trabalho em equipe e outros.

“É preciso fomentar, continuamente, a cultura de segurança entre nossos colaboradores e terceirizados, já que a prática da prevenção reflete diretamente na saúde de pacientes e funcionários e contribui de maneira decisiva com a qualidade dos serviços assistenciais”, acrescenta Klebson Soares Carvalho, diretor da SCMC em Americana.

“É um evento de suma importância que colabora na prevenção dos acidentes de trabalho, por meio de reflexões sobre suas principais causas, bem como as orientações quanto às normas e condutas de cada área. E isso contribui para manter o ambiente hospitalar salubre, ao mesmo tempo em que promove uma atuação diligente e segura dos profissionais”, considera o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também