sábado, 27 abril 2024
VILA MARIANA E JAGUARI

Gama resgata gatinho preso em cerca e maritaca presa em linha ‘chilena’

Animais ficaram enroscados, mas foram resgatados por equipes da Guarda Municipal de Americana
Por
Henrique Fernandes
Foto: Reprodução

A Gama (Guarda Municipal de Americana) resgatou um gatinho que estava preso numa cerca de arame farpado na Rua Antônio Fernandes Moreno, na Vila Mariana, em Americana. Uma equipe foi ao local e realizou o resgate do animalzinho, cortando o arame farpado e conduzindo o bichinho ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), onde foi recebido por funcionários e veterinário de plantão que fez o atendimento. Ele passou por procedimento cirúrgico para a retirada do arame em sua barriga.

Nesta semana, uma maritaca estava com as patinhas presas em três tipos de linhas (“chilena”, de costura e barbante), no quintal de uma residência na Rua Nara Leão, no bairro Jaguari. Uma equipe do GPA (Grupo de Patrulhamento Ambiental) da Gama foi ao local e conseguiu desvencilhar a ave das linhas. A linha chilena é cortante, pois é preparada com quartzo e utilizada para soltar pipas, sendo tal prática considerada crime.

A maritaca foi solta e levada ao seu habitat. O resgate ocorreu na manhã desta terça-feira (26) e a Gama verificou que o animal não estava ferido. A Gama informou que o atendimento da corporação em ocorrências de aves com asas ou pés amputados ou presos por linhas utilizadas na soltura de pipas é muito comum.

“Também vale salientar que as linhas chilenas ou com outro material cortante, tipo o cerol, é um risco para as pessoas, animais e outros equipamentos, por exemplo a rede elétrica”, ressaltou a guarda.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também