sábado, 25 maio 2024
TREM INTERCIDADES

Governador de São Paulo apresenta trecho Jundiaí-Campinas do trem intercidades

O percurso de 101 km, que atravessa diversas cidades será realizado em apenas 1 hora e 4 minutos
Por
Danilo Bueno
Pátio Ferroviário de Campinas. Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está na manhã deste sábado (7), na cidade de Campinas para apresentar o trecho Jundiaí-Campinas do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte. A nova rota, que ligará a Estação Barra Funda a Campinas, com parada em Jundiaí, promete agilidade e eficiência no transporte público.

O Trem Intercidades será implementado por meio de uma parceria público-privada (PPP), com um investimento estimado de R$ 13,5 bilhões. O percurso de 101 km, que atravessa diversas cidades, incluindo Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, será realizado em apenas 1 hora e 4 minutos. Durante os horários de pico, os trens partirão a cada 15 minutos, garantindo maior comodidade aos passageiros. A área de 200 mil metros quadrados do Pátio Ferroviário será incorporada ao trajeto, abrangendo o Centro e a Vila Industrial de Campinas.

A data estabelecida para o leilão internacional de concessão patrocinada para a construção do Eixo Norte do Trem Intercidades (TIC) é o dia 28 de novembro. O processo de concorrência seguirá a modalidade de concessão patrocinada, com duração de 30 anos a partir do início da operação comercial. A expectativa é que o trecho esteja completamente operacional até o ano de 2030.

No projeto, estão previstos três serviços. A linha 7 – Rubi, atualmente operada pela CPTM, passará por uma revitalização das vias e terá seu trajeto expandido para atender a demanda entre a Barra Funda e Jundiaí. Além disso, o Trem Intermetropolitano (TIM) seguirá do município de Jundiaí, com paradas estratégicas nas estações Louveira, Vinhedo e Valinhos, facilitando o deslocamento entre as cidades da região.

A chegada do Trem Intercidades trará melhorias significativas para o transporte público da região, encurtando distâncias e promovendo a integração entre os municípios envolvidos. A iniciativa demonstra o compromisso do governo em buscar soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento e facilitem o dia a dia da população.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também