sábado, 20 julho 2024
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Grupo de Proteção Ambiental de Americana conta sobre principais trabalhos no município

O grupo trabalha há mais de 20 anos promovendo a conscientização ambiental
Por
Felipe Gomes
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (5), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção da população como um todo, para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que vem sido altamente degradado nos últimos anos.

Em Americana, a população conta com a equipe do Grupo de Proteção Ambiental, da Guarda Municipal de Americana. O grupo é um instrumento de articulação entre as secretarias municipais responsáveis pela fiscalização dos agentes causadores de poluição e degradação ambiental no município

O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) tem como principais objetivos, defender o patrimônio natural, artificial e cultural. Além de fiscalizar, orientar e coibir, as atividades que provoquem degradação ambiental no município. Atualmente o Grupo conta com um efetivo de 8 guardas e 4 suplentes, que receberam capacitação específica para os exercícios das suas funções

Em entrevista para a equipe da TVTODODIA, o inspetor responsável pelo grupo em Americana, Jonas Alecio Silva, contou sobre a atuação diária na região “Basicamente consiste em patrulhamento ambiental diuturno, com foco preventivo e atendimento das demandas que vão surgindo, reclamações e denúncias. Há também os atendimentos programados, por exemplo: eventos socioambientais e monitoramentos em determinadas áreas”.

O GPA trabalha também promovendo a multiplicação de posturas ambientalmente corretas, por meio de palestras e outras ações socioeducativas “Seja no patrulhamento ambiental preventivo, onde as equipes ao se depararem com alguma situação irregular podem orientar os envolvidos, promovendo a educação ambiental por meio da fiscalização. Também desenvolvemos ações e campanhas socioeducativas, por exemplo: palestras, treinamentos e outras intervenções ou interações socioambientais” enfatizou Jonas.

O grupo vem trabalhando há mais de 20 anos na conscientização ambiental do município. Em caso de denuncias, contate pelo telefone de emergência 153 e também pelo WhatsApp 3461-8631, inclusive podendo ser enviado imagens e vídeos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também