Festa de Dia das Crianças do Projeto Águia de Hortolândia reúne centenas de crianças
Evento chegou à 16ª edição com distribuição de brinquedos, lanches, cortes de cabelo gratuitos e atividades recreativas

Cerca de 300 crianças e adolescentes participaram, na manhã de segunda-feira (12), da 16ª edição da Festa das Crianças da Associação Projeto Águia, em Hortolândia. O evento reuniu famílias atendidas pela ONG e moradores de diferentes regiões da cidade em uma manhã de lazer, diversão e distribuição de presentes.
A iniciativa foi voltada principalmente aos filhos de famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelos projetos da associação. Entre as comunidades atendidas estão Vila São Pedro, onde fica a sede da entidade, conhecida como “Ninho da Águia”, Vila Real, Jardim das Colinas, Jardim Nova Hortolândia, Parque Orestes Ôngaro, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Parque Odimar.

A programação incluiu brinquedos infláveis, distribuição de cachorro-quente e refrigerante, entrega de presentes arrecadados junto à comunidade, cortes de cabelo gratuitos, música e um bolo para as crianças.
Evento superou expectativa de público
O fundador e voluntário da Associação Projeto Águia, Reginaldo Prado, afirmou que a participação superou as expectativas dos organizadores. Segundo ele, a edição deste ano foi a que reuniu o maior público desde o início da iniciativa.
“Esse ano, graças a Deus, nós conseguimos atingir as expectativas. A festa está linda, é a festa que mais lotou”, afirmou Reginaldo. De acordo com ele, mais de 300 crianças participaram e 200 senhas já haviam sido distribuídas para acesso aos brinquedos.
O evento também recebeu famílias de outras regiões de Hortolândia, como Novo Ângulo, Santa Clara e Campos Verdes.
Festa busca proporcionar um dia especial
Reginaldo explicou que a proposta é oferecer às crianças uma oportunidade de comemorar o Dia das Crianças com atividades e presentes que nem todas as famílias conseguem proporcionar. “Esse é o objetivo da Festa do Dia das Crianças: fazer com que as crianças tenham oportunidade de ter um dia especial só para elas”, afirmou.
O fundador também relacionou a iniciativa à própria história. Segundo ele, a experiência de ter crescido em uma família humilde contribuiu para a decisão de criar um espaço onde crianças em situação de vulnerabilidade pudessem brincar, receber presentes e participar de atividades gratuitas.
A associação mantém atividades na região da Vila São Pedro há 16 anos, com ações voltadas à inclusão social e à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
ONG oferece esporte, cultura e educação
A Associação Projeto Águia informa que já atendeu cerca de 3,1 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ao longo de sua trajetória. Atualmente, são aproximadamente 150 crianças atendidas, com o apoio de cerca de 50 voluntários.
Além das aulas de futsal e futebol, a entidade oferece oficinas de informática, fotografia, artesanato e redação, com atividades voltadas à educação, à cultura e à preparação para o mercado de trabalho.
Mais recentemente, a associação lançou o projeto Jovens Raízes, que mantém uma horta comunitária e um pomar educativo em uma área que anteriormente era utilizada como lixão clandestino na Vila Real.
O trabalho também envolve as famílias dos participantes. Entre as iniciativas estão os Encontros de Mulheres, com palestras e rodas de conversa sobre temas de interesse da comunidade. “Todo mundo conhece a Associação Projeto Águia por conta do futebol, do esporte. Mas o Projeto Águia não é só esporte”, destacou Reginaldo. Segundo ele, as atividades buscam ampliar as oportunidades de formação e contribuir para que crianças e adolescentes tenham um futuro com mais possibilidades.
Atividades são gratuitas
A Associação Projeto Águia mantém uma programação contínua para crianças, adolescentes e jovens, com atividades gratuitas de esporte, educação e cultura.
As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (19) 99459-3121, diretamente nos locais de treino ou pelas redes sociais da entidade.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Hortolândia promove Festa das Crianças com atrações gratuitas
Evento será realizado nesta segunda-feira (12), às 14h, no Jardim Amanda, com música, dança, brincadeiras e personagens da Patrulha Canina
Carro capota em acidente na SP-101, em Hortolândia; testemunhas desviraram o carro
Colisão ocorreu no km 3, no sentido Hortolândia-Campinas; ocupantes teriam saído dos veículos por conta própria, segundo testemunhas
Hortolândia transfere ponto facultativo para sexta e terá feriado prolongado maior
Repartições municipais não essenciais fecham na quinta-feira (8) e retomam o atendimento na terça-feira (13)



