segunda-feira, 8 junho 2026
A CADA QUATRO ANOS

Sumaré e Hortolândia entram no clima da Copa do Mundo com resgate da tradição de pintar ruas

Iniciativas da Secretaria de Educação sumareense e do Projeto Águia de Hortolândia colocam crianças para decorar o asfalto
Por
Vagner Salustiano
Projeto da Secretaria de Educação de Sumaré mobilizou as comunidades escolares. Foto: Prefeitura de Sumaré

Na semana de início da Copa do Mundo, o clima do torneio já tomou conta das ruas de Sumaré e Hortolândia, com duas iniciativas que resgataram a tradicional pintura de vias com cores e símbolos ligados à maior festa do futebol mundial.

Em Sumaré, alunos decoram entorno de escolas municipais
Em Sumaré, a Secretaria Municipal de Educação resgatou a tradição de pintar o asfalto com a bandeira do Brasil e outros símbolos nas cores verde, amarela, azul e branca. As ruas de acesso às Escolas Municipais Sabidinho, na Vila Yolanda Costa e Silva, e Antônio Palioto, no Jardim São Carlos, foram decoradas pelos próprios alunos, com apoio de artistas ligados à Secretaria de Cultura e Turismo.

A ação transformou o entorno das duas unidades em espaços de expressão cultural e celebração da Copa, com desenhos inspirados nas cores do Brasil e mensagens de incentivo à Seleção Brasileira. A proposta, desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, teve como objetivo estimular criatividade, trabalho em equipe, sentimento de pertencimento e valorização dos espaços públicos e dos símbolos nacionais.

Em Hortolândia, resgate da tradição coube à Associação Projeto Águia. Foto: Associação Projeto Águia

Projeto Águia leva cores da Copa à Vila São Pedro, em Hortolândia
Em Hortolândia, a iniciativa partiu da Associação Projeto Águia, que organizou a pintura de um trecho da Rua Sérgio Franco Ghiraldelli, na Vila São Pedro, com temática da Copa do Mundo. Cerca de 60 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social participaram da atividade, que integrou a programação da 8ª edição do AnimaHorto.

Voluntários, pais e estudantes do Centro Universitário Adventista de São Paulo também auxiliaram as crianças na pintura. O evento comunitário do Projeto Águia já se tornou tradição ao resgatar brincadeiras antigas e incentivar a convivência entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Além da pintura da rua em frente à sede do projeto, o dia 30 contou com torneio de “golzinho” com times representando seleções da Copa, partidas de bets (jogo de taco), descidas de carrinho de rolimã, jogos de bolinha de gude, roda pião e corridas de saco.

Projeto Águia mantém atividades gratuitas ao longo do ano
A Associação Projeto Águia mantém programação contínua de atividades gratuitas para crianças, adolescentes e jovens, promovendo inclusão social por meio do esporte, educação e cultura. Interessados podem obter mais informações pelo WhatsApp (19) 99459-3121, diretamente nos locais de treino ou pelas redes sociais do projeto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também