sexta-feira, 12 abril 2024
NOVO MODAL

Leilão do Trem Intercidades acontece nesta quinta-feira (29)

Novas rotas até Campinas vão transportar meio milhão de pessoas por dia
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, promove nesta quinta-feira (29), a concessão patrocinada do TIC (Trem Intercidades Eixo Norte) de São Paulo até Campinas.

O leilão que acontecerá com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), às 14h, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, compreende serviços de operação, manutenção, melhorias, modernização e expansão do transporte público sobre trilhos, além da implantação do TIM (Trem Intermetropolitano) e melhorias na Linha 7-Rubi.

O prazo de concessão será de 30 anos, a partir do início da operação dos novos ramais ou da extensão do serviço comercial da Linha 7. Empresas nacionais ou estrangeiras podem participar do leilão de maneira individual ou reunidas em consórcios.

Segundo o Governo Estadual, a implementação novo modal vai possibilitar o transporte de quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação. Isso porque, além do trem expresso que ligará a capital paulista a Campinas, com uma parada em Jundiaí, o projeto prevê o TIM (Trem Intermetropolitano) entre Jundiaí e Campinas, que vai passar pelas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

A previsão é que, em 2031, os três modelos estejam em operação simultaneamente. Neste cenário, somando a quantidade diária de passageiros, o estudo de demanda prevê o transporte de mais de meio milhão de pessoas. Até 2035, a meta é que o trecho aumente.

Confira o modelo:

Foto: Divulgação/Governo de SP

Passo a passo do leilão:
• Abertura da sessão pública;
• Entrega dos envelopes com as propostas e documentos (tolerância de 15min após o início da sessão);
• Credenciamento dos concorrentes e análise das documentações;
• Abertura dos envelopes e classificação das propostas comerciais;
• Abertura da fase de lances (se houver necessidade);
• Determinação do vencedor do leilão;
• Batida do martelo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também