domingo, 21 abril 2024
PROJETO PROPÓSITO

Maratonista Hugo Farias lança livro “Projeto Propósito: Nunca é tarde para escrever sua história”

Atleta conhecido nacionalmente por correr uma maratona por dia realizou evento de lançamento do livro com direito a corrida, café da manhã e sessão de autógrafos
Por
Isabela Braz
Foto: Alessandro Araujo/Rede TODODIA

Quando falamos do maratonista Hugo Farias, lá logo nos vem a cabeça as 366 maratonas que o maratonista correu em busca de uma realização profissional, mas como foi todo o processo? É isso o que ele conta em seu livro “Projeto Propósito: Nunca é tarde para escrever sua história”, lançado neste domingo (25), em Americana.

O lançamento aconteceu durante um evento de corrida, o Treinão, com trajetos que foram de 5km a 21km, que contou também com uma celebração que incluiu um café da manhã e uma sessão de autógrafos com o atleta.

Após a corrida, iniciada às 7h, o atleta conversou com a Rede TODODIA sobre mais esse passo dado em sua trajetória. “O livro é a eternização desse legado, contar esses bastidores, contando tudo o que me fez largar o mundo corporativo e embarcar numa jornada pessoal. É mais que uma história de corrida, é uma história de empreendedorismo. Eu decidi empreender na minha vida através do esporte e eu escolhi a maratona como veículo para levar essa mensagem”, diz.

O livro foi escrito pela escritora Priscila Nunes, que entrevistou mais de 30 pessoas que acompanharam o desafio de Hugo durante todo o ano. Segundo ela, é um orgulho fazer parte desse projeto.

“Foi um motivo de grande alegria pra eu eternizar o legado do Hugo. Ele é uma pessoa extremamente humilde, como ele diz, pessoas comuns são capazes de fazer coisas extraordinárias e isso ele demonstra no livro”, destaca. Em cinco meses, a escritora fez em 366 páginas, um livro dinâmico, com fotos e bastidores inéditos do atleta.

Escritora Priscila Nunes. Foto: Alessandro Araujo/Rede TODODIA

O atleta destacou em todo o momento o apoio de amigos, familiares e parceiros durante a trajetória e reforçou que esse projeto é um projeto de vida, para que as pessoas acreditem que tudo é possível. “Eu confesso que toda essa mobilização me surpreendeu e eu estou muito feliz de ter atingido e trazer mais pessoas para o mundo do esporte. O esporte transforma, salva vidas e te transforma em uma pessoa melhor”, finaliza.

Após tanto tempo correndo, Hugo diz que ficou um tempo parado por recomendações médicas, mas já voltou com tudo nas maratonas. Para quem quiser adquirir o livro e se inspirar também, é só entrar no site hugofarias.com. O livro está com desconto promocional de lançamento até o final do mês, estando a R$59,90.

Foto: Alessandro Araujo/Rede TODODIA

Presença política

Autoridades públicas como o secretário de Esportes, Márcio Leal, e o vereador Thiago Martins (PV) – que foi autor da Lei Hugo Faria em Americana e do PL que dá o título de cidadão americanense ao atleta – estiveram presentes durante o evento.

Márcio, que acompanhou a trajetória de Hugo, reforçou que é um orgulho imenso ver que um caso no esporte de Americana teve a repercussão que teve. “É de muita gratidão saber que estamos aqui também (no livro), com toda a participação que o Hugo teve levando o nome de Americana mundialmente pra nós é muito legal”, destacou o secretário.

Márcio ainda define o atleta como uma referência de dedicação para os esportistas da cidade. “Agora com a Lei Hugo Farias, com certeza, acredito eu, que cada vez mais vamos ter maratonistas participando das corridas de rua em Americana e com isso cada vez mais incentivando o nosso esporte”, finaliza.

Thiago Martins aceitou inclusive um desafio e correu sua primeira maratona para celebrar o lançamento do livro. Após os 5km corridos, o parlamentar reforçou que valeu a pena fazer parte desse propósito. “Eternizou não só as maratonas, mas a história do Hugo está marcada na história de Americana”, disse.

Projeto Propósito

O Projeto Propósito foi idealizado por Hugo Farias, que decidiu trocar a carreira na área de TI para se desafiar e inspirar pessoas a correrem – no caso dele, literalmente – atrás de seus sonhos. A meta inicial era correr uma maratona por dia durante 365 dias, porém Hugo superou as expectativas em 28 de agosto de 2023 ao correr a 366ª maratona consecutiva.

No total, Hugo percorreu 15.569 km, o equivalente a uma viagem de Americana, no interior de São Paulo, até a Sibéria, no extremo do continente asiático, ou uma viagem de ida e volta entre a cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, e Lisboa, em Portugal.

O Projeto Propósito incluiu uma equipe multidisciplinar do ecossistema do esporte, que envolve assessoria esportiva, cardiologista, dermatologista, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, preparadora física e ortopedista. A iniciativa contou ainda com o apoio do Instituto do Coração (InCor), que acompanhou todo o processo.

O propósito de Hugo é inspirar pessoas, mostrar que nada é impossível e que pessoas comuns são capazes de realizar coisas incríveis.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também