quinta-feira, 25 julho 2024
HORA DO ADEUS

Morre a leoa “Menina”, do Parque Ecológico de Americana

Leoa Menina estava com tumor no tórax que pode ter se espalhado pelo corpo
Por
Vanessa Oliveira
Foto: Divulgação

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” em American informou, com pesar, que a leoa Menina veio a óbito no dia 3 de dezembro, domingo, aos 21 anos.

No início do ano a Menina passou por procedimentos de saúde e constatou-se que havia tumor no tórax. Ela já passava por tratamento de doença na coluna que ela já fazia desde 2012, a equipe do Parque Ecológico intensificou o acompanhamento e os cuidados.

A equipe médica que acompanhava a Menina optou por não submetê-la a cirurgia por conta da idade avançada e pelo risco da cirurgia. Principalmente porque ela não apresentava sinal de sofrimento e o quadro clínico estar estável.

No dia 2 de dezembro, Menina estava apática e não se alimentou como de costume, sendo constatado o óbito na manhã do dia seguinte, 3 de dezembro.

A necrópsia foi realizada no Hospital Veterinário da FAM (Faculdade de Americana) pelos profissionais do Parque Ecológico, onde foi vista alteração em linfonodos regionais, o que pode indicar ramificações do tumor e comprometimento de outros órgãos. Essa confirmação ocorrerá por meio de exames dos materiais coletados durante o procedimento e encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.

A leoa Menina chegou ao Parque Ecológico ainda filhote, em 2002, resgatada durante operação contra o tráfico ilegal de animais realizada pela Polícia Florestal em Indaiatuba (SP). Menina viveu 21 anos no Zoo, superando assim a longevidade da espécie, de 20 anos.

“Toda a equipe do Parque Ecológico, incluindo tratadores, biólogos, veterinários e demais funcionários, está sentida pela perda da nossa leoa Menina. Ao mesmo tempo, estamos cientes do dever cumprido, de que o animal sempre foi muito bem tratado, recebendo carinho e cuidados”, diz o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também