sábado, 11 maio 2024

Mutirão com 6 mil exames até dezembro busca reduzir a espera

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou ontem que prepara um “grande mutirão” para realizar aproximadamente 6 mil exames em pacientes da rede pública até o final de dezembro. O objetivo, segundo o secretário Vanderlei Cocato, é reduzir a lista de espera nas especialidades onde existe maior procura. A quantidade de pacientes na espera não foi divulgada.

Os procedimentos já começaram a ser realizados neste mês e, desde o dia 1º, 1.981 exames já foram agendados. Para outubro, mais 1.668 exames também já foram programados pela Secretaria, que fará uma reavaliação da demanda para definir a quantidade de exames que serão agendados em novembro e dezembro.

Os procedimentos serão no Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia – em sua maioria – e também em clínicas contratadas pela Secretaria de Saúde. Os pacientes da rede pública que serão atendidos pelo mutirão de exames receberão um telefonema da Secretaria, informando data, horário e local dos procedimentos.

“Essa é mais uma ação que estamos desenvolvendo para diminuir a fila de espera para exames, que é inconstante, ou seja, os números variam mês a mês. Só no primeiro quadrimestre deste ano, por exemplo, realizamos perto de 31 mil exames apenas no Ambulatório de Especialidades e quase 20 mil em pacientes que passaram pelo pronto-socorro.

É sempre importante lembrar que a população de Nova Odessa aumenta e os recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) diminuem. Cada vez mais, a Saúde é mantida com recursos próprios da prefeitura”, explica Vanderlei Cocato. De acordo com o médico radiologista Ederson Rodrigues, só ontem foram 80 ultrassons ultravaginal.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também