Defesa Civil e Fundo Social da PMNO deflagram nova ação da ‘Operação Inverno’ de atendimento a moradores de rua
A operação é deflagrada sempre que os alertas meteorológicos apontam queda acentuada nas temperaturas durante noites e madrugadas
Diante da chegada de mais uma forte frente fria ao Estado de São Paulo no último final de semana, a Defesa Civil Municipal e o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Nova Odessa deflagraram mais uma ação da “Operação Inverno”, que visa a proteção da vida dos cidadãos em situação de rua contra os riscos da hipotermia.
Apenas entre a tarde a noite do último domingo (25) de vento e chuva, a equipe de campo distribuiu nada menos que 6 cobertores, 2 blusas, 1 cueca, 2 pares de meias e uma lona, atendendo a pedido de um transeunte, para que ele pudesse armar uma barraca improvisada para se proteger da chuva fria.
A “Operação Inverno” é deflagrada na cidade sempre que os alertas meteorológicos apontam uma queda acentuada nas temperaturas durante as noites e madrugadas. A temperatura mínima na cidade ficou em torno dos 5 graus no domingo, por exemplo.
Dessa forma, desde o início da atual “Operação Inverno”, a Defesa Civil de Nova Odessa já foi a campo 15 vezes e distribuiu 29 cobertas, 21 blusas, 16 toucas, 01 cueca, 02 pares de meia e 01 pedaço de lona. A equipe deve voltar a campo na noite e madrugada desta quarta-feira (28/08).
As ações da “Operação Inverno” têm o apoio também da Secretaria Municipal de Segurança, através da GCM (Guarda Civil Municipal) e do Setor de Trânsito, das secretarias municipais de Esportes e Lazer, Desenvolvimento Econômico e Social e Saúde, Corpo de Bombeiros da PM-SP, Polícia Militar, bombeiros civis voluntários, ONG Casa Mais e ONG Amor ao Quadrado, entre outros parceiros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Vanderlei Wilians Vanag, a receptividade dos transeuntes ao apoio material oferecido tem sido positiva, ainda que eles se recusem sistematicamente a passar pelo abrigamento noturno provisório na cada de apoio parceira da ação municipal.
“A recepção deles sempre é positiva, porque eles nos conhecem e conhecem o trabalho da Defesa Civil de Nova Odessa, por isso aceitam bem nossas iniciativas de apoio”, explicou o coordenador.
ENTENDA
Este é o quarto ano consecutivo em que a atual gestão municipal desenvolve uma sistemática para atendimento a este público mais vulnerável – principalmente em situações de frio extremo, que podem levar à hipotermia. Em Nova Odessa, todo cidadão tem seus direitos respeitados e é tratado pelo Poder Público como um ser humano em primeiro lugar.
Conforme o plano aperfeiçoado desde 2021, sempre que as temperaturas caírem, Defesa Civil e GCM percorrem os pontos onde estes cidadãos costumam ser encontrados, oferecendo cobertores e agasalhos do Fundo Social. Desde 2023, foi definido também que o abrigamento noturno, caso necessário, pode acontecer no Ginásio de Esportes do Jardim São Jorge.
Sempre que necessário, além das diversas áreas da Prefeitura, a Defesa Civil Municipal pode acionar também o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, os bombeiros civis voluntários e a Coden Ambiental, entre outros agentes.
Se algum cidadão se deparar com uma pessoa em situação de rua correndo risco de hipotermia, pode acionar a Defesa Civil Municipal a qualquer hora pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260. O atendimento é feito 24 horas. Ou então acionar a Defesa Civil do Estado pelo 199.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Nova Odessa prevê R$ 5,7 milhões para áreas municipais em 2027
Câmara apresentou 40 propostas, com quase R$ 3 milhões destinados à saúde
Fogos com estampido em ato político geram debate na Câmara de Nova Odessa
Vereadores criticaram a soltura dos artefatos em frente à Prefeitura e discutiram a aplicação da lei municipal
Chuva faz parte de obra na Avenida Ampelio Gazzetta ceder em Nova Odessa
Secretaria de Obras da Prefeitura atribui novos problemas ao grande volume de água que chegou ao Córrego Capuava no domingo (25)