terça-feira, 20 fevereiro 2024

Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa avança no ‘Apoio Matricial’ à Rede Básica Municipal

Trata-se de uma importante estratégia de articulação entre as UBSs e as especialidades médicas disponíveis na Rede Municipal 

Capacitar os profissionais que atuam nos cuidados primários ou básicos da Rede Municipal de Saúde. Com essa finalidade, a Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, avança na adoção do Apoio Matricial na Atenção Básica. Trata-se de uma importante estratégia de articulação entre as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as especialidades médicas disponíveis na Rede Municipal, intermediada pela Central de Regulação, sempre com foco no trabalho colaborativo.

Para tanto, foi realizada na sede da Secretaria de Saúde, no último dia 31 de janeiro, mais uma reunião de trabalho, desta vez com a equipe da Central de Regulação e os médicos da Atenção Básica. Além do matriciamento, foram discutidos outros temas, entre eles o novo sistema gestor IDS da Maestro – que já está funcionando na Rede Municipal –, protocolos da Farmácia Hospitalar, entre outros.

“O Apoio Matricial é uma forma de construir cuidado, e é nessa linha que queremos trabalhar e fortalecer a cada dia, capacitando a Rede Municipal de Saúde para prestar um atendimento de qualidade à população. Essas capacitações continuadas aproximam a equipe, oferecem espaço de discussão e compartilhamento, qualificando ainda mais nossos serviços. Essa aproximação com nossa equipe representa um grande avanço no setor”, destacou a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Serrano.

As reuniões sobre o Apoio Matricial deverão ser mensais, já que esse trabalho fortalece o compromisso dos profissionais com a “produção” da Saúde e com a condução dos casos, além de proporcionar um vínculo mais forte entre as equipes, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados. “O matriciamento fomenta a troca de conhecimentos e a integração entre as equipes de referência da atenção primária e os profissionais de saúde que atuam como suporte”, explicou Jaqueline.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem das UBS, Juliana Cristina, o matriciamento da equipe médica da Atenção Básica (ou Primária) de Saúde Municipal de Nova Odessa “é fundamental para que haja um atendimento resolutivo e com cada vez mais qualidade aos nossos munícipes”.

“Toda a equipe ficou bastante envolvida com as apresentações da Maestro, onde aproveitamos e reforçamos a importância da participação de todos para melhorarmos os nossos indicadores do Previne Brasil. A equipe da farmácia também trouxe um novo fluxo e solicitou a colaboração dos médicos para conseguir desenvolver um indicador muito importante sobre o controle do uso de antibióticos. Com o matriciamento, vamos conseguir criar uma equipe multidisciplinar que realmente esteja interligada e com o mesmo objetivo de estabelecer a melhora da saúde dos nossos pacientes o mais rápido possível”, finalizou Juliana Cristina.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também