terça-feira, 23 abril 2024

Novo pedágio na SP-304 é descartado na região

O trecho da SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz) entre Americana e Piracicaba, que inclui Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, não está incluído no novo pacote de concessões à iniciativa privada, anunciado na sexta-feira pelo governador João Doria (PSDB).

A rodovia terá três trechos privatizados, de acordo com os editais divulgados pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) na noite de segunda-feira, mas nenhum deles na região de Americana.

Com isso, pelo menos por enquanto, está afastada a hipótese de instalação de nova praça de cobrança de pedágio entre as cidades da região – temor que veio à tona no final de semana, depois do anúncio da inclusão da SP-304 nesse que é o maior lote de concessões rodoviárias já feitas pelo governo desde 1998.

O primeiro trecho da SP-304 a ser concedido tem 37,1 quilômetros, entre os km 256 e 293, interligando os municípios de Jaú e Dois Córregos.

O segundo trecho da Luiz de Queiroz a ser privatizado vai dos quilômetros 198 ao 256, entre as cidades de Torrinha e São Pedro (58,6 quilômetros).

E entre Marília e Panorama está o terceiro trecho da SP-304 a ser concedido, entre os km 168 e 198 (29,6 quilômetros no total).

O projeto completo do Governo do Estado inclui obras de ampliação e modernização da infraestrutura de 1.201 quilômetros de rodovias paulistas, com a duplicação de 417 quilômetros de vias.

O novo lote liga a região de Campinas, desde Piracicaba, até Panorama, no extremo Oeste do Estado, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

O pacote de concessões inclui 983 quilômetros hoje operados pelo DER-SP nas rodovias SP-304, SP-308, SP-191, SP-197, SP-310, SP-225, SP-261, SP-293, SP-331, SP-294, SP-284 e SP-425.

 
 

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