PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Número de inscritos para creche cai após recadastro em Americana

Secretaria de Educação confirma 1.473 inscritos - redução de 19,5%

Depois que a Secretaria de Educação de Americana promoveu um recadastramento para confirmar o real número dos interessados em vagas nas creches municipais, entre os dias 16 e 25 de outubro últimos, a quantidade de inscritos nas listas oficiais caiu quase 20%. “Tínhamos um total de 1.840 crianças inscritas, mas após o recadastramento esse número caiu para 1.473”, afirmou a secretária de Educação, Evelene Ponce Medina, em balanço divulgado ontem pela prefeitura após a conclusão da tabulação dos números obtidos. 

PUBLICIDADE

A avaliação inicial é de que os dados (367 inscritos a menos, ou -19,5% em relação à lista anterior) correspondem à percepção dos profissionais da própria pasta, de que os números anteriores não eram condizentes com a real demanda. 

“Agora temos um mapeamento real da demanda por creche em Americana e podemos estudar como atender melhor essa procura por vagas”, esclareceu a secretária. 

PUBLICIDADE

Evelene informou que a Secretaria tomou todos os cuidados para que ninguém ficasse de fora. “Depois do dia 25 de outubro, quando foi encerrado o recadastramento, enviamos mensagens por SMS e por WhatsApp a todas as mães que haviam feito a inscrição anteriormente e não compareceram para fazer a nova inscrição. Ligamos, ainda, para aquelas que não visualizaram as mensagens, e encontramos várias situações, como pessoas que não moram mais em Americana e mães que não têm mais interesse pela vaga ou que contam com o apoio de algum familiar para cuidar dos filhos”, completou. 

PERFIL 

PUBLICIDADE

Das mães que confirmaram a inscrição, nove são servidoras municipais, 518 têm carteira assinada, 172 entregaram declaração de que trabalham, 386 se declararam autônomas, 382 não trabalham e 22 têm pedido de transferência dos filhos para outras unidades escolares. 

A região com maior demanda é a da Cidade Jardim, com 233 crianças recadastradas. 

A DEMANDA

O mapeamento completo por região:
– Centro: 25 crianças;
– Jaguari: 120;
– Jardim Brasil: 75;
– Praia Azul: 130;
– São Manoel: 44;
– São Vito: 45;
– Antônio Zanaga: 123;
– Jardim da Paz: 79;
– Parque Gramado: 22;
– Parque das Nações: 55;
– São Domingos: 22;
– São Jerônimo: 67;
– São Luiz: 95;
– São Roque: 28;
– Cidade Jardim: 233;
– Frezzarin: 23;
– Jardim Alvorada: 83;
– Jd. Glória/Jd. São Paulo: 58;
– Jardim Ipiranga: 96.

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This