sábado, 20 abril 2024
AMPLIAÇÃO DA RESERVA

Obras avançam na nova represa de Santa Bárbara d’Oeste

A responsabilidade e o investimento dos trabalhos são do DAE, que de recursos próprios está desembolsando R$ 12 milhões
Por
João Victor Viana
Foto: Prefeitura SBO

As obras da nova represa de Santa Bárbara d’Oeste seguem em andamento. Os serviços agora estão focados para o novo vertedouro. A responsabilidade e o investimento dos trabalhos são do DAE (Departamento de Água e Esgoto), que de recursos próprios está desembolsando R$ 12 milhões na reserva de água que ampliará em 20% o abastecimento do município.

Um muro de gabião está sendo construído e possuirá 53 metros de extensão. Substituindo o antigo, terá o objetivo de interromper a passagem de água para a execução da concretagem na área ampliada do novo vertedouro.

O diretor-superintendente do DAE, Laerson Andia Júnior, explicou o que está sendo realizado. “Otimizamos o projeto incluindo este novo muro de pedras para substituir o antigo vertedouro que rompeu em setembro. O aterro também será reconstituído com pedras, o que proverá uma estrutura muito robusta para sustentar a escada de concreto do novo vertedouro que terá dimensões de 40 metros de largura por 120 metros de comprimento e 40 cm de espessura. Também instalamos duas bombas estacionárias para poder interromper o canal deixado com vazão de água sem comprometer o abastecimento da cidade”.

Uma série de fases já foram concluídas para a finalização das obras. Como o muro de 180 metros de comprimento e 7 metros de altura para a contenção do novo barramento, mantas de proteção do talude, colchões de pedra sobre as mantas e o túnel que irá abrigar comportas para o controle e travessia subterrânea da água captada.

Ao final, Santa Bárbara irá contar com a reserva de até 12 bilhões de litros de água bruta para o abastecimento do município. O armazenamento será em conjunto com os outros dois mananciais existentes, represas Areia Branca e São Luiz.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também