quinta-feira, 11 junho 2026
FÉ E TRADIÇÃO

Festa de Santo Antônio terá missas, procissão, quermesse e telão com estreia do Brasil na Copa em Piracicaba

19ª edição da festa do padroeiro acontece na Praça da Catedral e segue até 21 de junho com programação religiosa e social
Por
Gabriela Lima
Quermesse acontece na frente da Catedral. Foto: Klorival Dorta

Sábado é dia de Santo Antônio, padroeiro de Piracicaba, e a cidade se prepara para celebrar a data com extensa programação religiosa e social na Catedral Santo Antônio e na Praça José Bonifácio. A 19ª edição da tradicional Festa de Santo Antônio contará com missas, procissão, distribuição do tradicional Pão de Santo Antônio, quermesse, atrações musicais e telão para transmissão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Clubes.

O convite foi reforçado pelo pároco da Catedral, padre Henrique Dionisio Assi, que chamou toda a população para participar das celebrações. “Venho aqui fazer um convite todo especial a toda a cidade, a todos aqueles que nos acompanham, para participar das festividades do nosso padroeiro Santo Antônio”, afirmou.

Programação religiosa
A tradicional trezena de Santo Antônio, iniciada no começo do mês, entra em sua reta final. No dia dedicado ao santo, a programação começa logo cedo, com missas às 6h, 8h, 10h — esta última presidida pelo bispo diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca — e ao meio-dia.

Às 14h será realizada uma vigília com momento de adoração. O encerramento das celebrações religiosas acontece às 16h, com missa seguida de procissão. “O período da manhã já começa logo cedo, com missa às seis, depois às oito, às dez horas da manhã, com a presença do Senhor Bispo, ao meio-dia. De tarde teremos às quatorze horas um momento de vigília, de adoração. E a última celebração, às dezesseis horas, a missa e procissão”, explicou o padre.

Durante todas as missas haverá a bênção e distribuição do tradicional Pão de Santo Antônio, uma das marcas da festividade. “Em todos os horários nós teremos a bênção e distribuição do famoso Pão de Santo Antônio. Então convidamos a todos para vir participar, receber a bênção e colocar sua vida diante de nosso padroeiro Santo Antônio”, destacou.

Segundo padre Henrique Dionisio Assi, Santo Antônio possui significado especial para a cidade. “Um santo tão popular e tão importante que marca também a história da cidade”, afirmou.

Quermesse e transmissão da estreia do Brasil
Além das atividades religiosas, a festa contará com a tradicional quermesse na Praça José Bonifácio, onde está localizada a Catedral Santo Antônio, no número 1.260, no Centro de Piracicaba.

A programação social acontece na sexta-feira (12), a partir das 19h, e no sábado (13), após as celebrações religiosas. Como a data coincide com a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Clubes, a organização instalará um telão para que o público possa acompanhar a partida.

O primeiro jogo do Brasil será às 16h, contra o Marrocos. Após a transmissão, a programação da festa continua com shows e atrações na praça. “Como é dia de jogo, então também colocaremos um telão aqui na praça. Aqueles que desejarem participar poderão assistir conosco ao jogo e, logo depois, a festa continua com show aqui na praça”, afirmou padre Henrique Dionisio Assi.

Festa continua no próximo final de semana
As festividades seguem também entre os dias 19 e 21 de junho, com mais uma etapa da quermesse realizada na praça em frente à Catedral.

O encerramento acontecerá no domingo (21), com o tradicional almoço do padroeiro, que terá como destaque a paella caipira. “No último final de semana de festa, nos dias dezenove, vinte e vinte e um, também teremos a quermesse aqui na praça e encerrando no domingo, dia vinte e um, com o almoço festivo, o almoço do padroeiro, com a paella caipira”, disse.

A expectativa da organização é reunir milhares de fiéis e visitantes durante os dias de celebração, em um dos eventos religiosos mais tradicionais de Piracicaba. “Estão todos convidados a vir participar aqui em torno da praça, em torno da Igreja Catedral, nesse momento importante e feliz de celebração da nossa vida e da nossa comunidade”, concluiu o pároco.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também