sábado, 22 agosto 2026

Festa do Divino completa 200 anos de história em Piracicaba

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo completou 200 anos de história neste domingo (5), em Piracicaba. A celebração reuniu centenas de fiéis em uma programação marcada por missa, homenagens e pela tradicional bênção dos barcos no Rio Piracicaba.

Missa marcou início das comemorações
As comemorações começaram na Capela do Divino, com a missa que marcou a entrega das bandeiras e momentos de agradecimento aos participantes da festa. Após a celebração religiosa, os fiéis seguiram para a beira do rio, onde aconteceu a bênção dos barcos, que representa um pedido de proteção às famílias e aos participantes da festividade.

Celebração reúne fiéis com missa, homenagens e bênção dos barcos no Rio Piracicaba. Foto: Gabriela Lima/TV TODODIA

Segundo o bispo Dom Devair da Fonseca, a chamada “derrubada dos barcos” marca o início das celebrações do Divino Espírito Santo na cidade. “Hoje, aqui na Festa do Divino, é a chamada derrubada dos barcos. Os barcos descem o rio, ficam lá embaixo durante essa semana e depois retornam na semana que vem acompanhando a bandeira do Divino. Então, é esse significado que marca o início das festas do Divino Espírito Santo aqui em Piracicaba”, explicou.

Tradição une fé e cultura
Além da tradição religiosa, a Festa do Divino também representa um importante patrimônio cultural de Piracicaba. Neste ano, a celebração ganha um significado ainda mais especial ao completar dois séculos de história e reforçar a importância da preservação dessa tradição.

O secretário municipal da Cultura, Carlos Beltrame, destacou a relevância da comemoração para a cidade. “Estamos hoje aqui iniciando, com essa missa maravilhosa, nesse espaço tradicional de Piracicaba, os 200 anos da Festa do Divino. Isso é muito importante para a nossa cultura e para a nossa religiosidade. É uma festa que une fé, tradição e cultura, com a participação popular”, afirmou.

Programação segue até domingo
A programação da Festa do Divino segue até domingo (12), no Largo dos Pescadores, na Avenida Beira Rio, com entrada gratuita. Entre os destaques estão o Tríduo Solene, o Encontro das Bandeiras e a Missa de Encerramento.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também