quinta-feira, 18 julho 2024

Prefeito de Limeira é o novo presidente do Consórcio PCJ

O prefeito de Limeira Mário Botion (PSD) foi eleito o novo presidente do Consórcio PCJ (da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), durante eleição virtual realizada na manhã desta quinta-feira (18). Ele cumprirá o mandato de 2021 a 2023.

Os prefeitos de Americana, Chico Sardelli (PV), e de Santa Bárbara d´Oeste, Rafael Piovezan (PV), foram escolhidos conselheiros diretores como representantes das cidades entre 50 mil e 500 mil habitantes.

O atual secretário executivo Francisco Carlos Castro Lahóz e a subsecretária Jussara Cordeiro dos Santos foram mantidos no cargo e assumem as tarefas mais técnicas da coordenação do Consórcio. O novo assessor especial da presidência é Thiago Bacarin Custódio.

O Consórcio investirá R$ 7 bilhões em projetos de sustentabilidade hídrica na bacia até 2035. O principal projeto em execução é o investimento de R$ 740 milhões na construção das barragens de Pedreira, no Rio Jaguari, e Duas Pontes, no Rio Atibaia.

Esses reservatórios vão reduzir a dependência das cidades, inclusive da Região Metropolitana de Campinas, do sistema Cantareira, que é um conjunto de reservatórios e adutoras que fornecem água para 9 milhões de habitantes na capital paulista e 5 milhões em 75 municípios, inclusive para a região.

Em sua fala e na coletiva de imprensa, acompanhada pelo TodoDia, Botion informou que suas prioridades serão cinco intervenções que envolvem a sustentabilidade hídrica da região.  Botion informou que os investimentos serão direcionados para melhoria da gestão dos recursos hídricos, no saneamento básico, na qualidade dos mananciais, na reservação urbana e rural e em campanhas educativas sobre uso consciente da água entre a população.

Segundo o prefeito, nos últimos quatro anos, houve uma redução de 17,5% no volume de chuvas em relação as médias históricas, mas não poderá interferir nesses aspectos climáticos. “A chuva não controlamos, mas interfere nele quando desmatamos ou cometemos ações contra o meio ambiente”, explicou Botion.

O novo presidente informou que estão em andamento 10 programas do consórcio voltados para essas ações, sob coordenação das vice presidências de várias áreas, que também foram preenchidos por prefeitos da bacia.

Botion quer sensibilizar os municípios sobre a necessidade de implantar piscinões ecológicos nas áreas urbanas e cacimbas nas áreas rurais para coleta de água, assim como fez no seu município, para amenizar os efeitos da crise hídrica, que deve ser agravar nos próximos anos.

O prefeito de Santa Bárbara, Rafael Piovezan, disse que a cidade avançou no tratamento de esgoto e na construção de novos reservatórios nos bairros e de represas. Mas ainda são necessários investimentos para redução das perdas hídricas no sistema de abastecimento.

“Em 2020 tivemos um cenário mais grave com volume menor de chuvas. As mudanças climáticas afetaram toda a região e precisamos colocar em pauta ações que ajudem a ter sustentabilidade hídrica e garantia do abastecimento na região”, ressaltou o prefeito barbarense.

O consórcio é formado por prefeitos, técnicos da área ambiental e de empresas que elaboram projetos e discutem prioridades na aplicação de recursos para ampliar e melhorar a qualidade da água, despoluir os rios, realizar programas ambientais, entre outros.

Eleição foi realizada por meio de plataforma virtual (Imagem: Captura de tela)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também