domingo, 21 julho 2024

Prefeitura produz sacola ecológica para coleta seletiva

Para incentivar a coleta seletiva na cidade, a Prefeitura de Americana confecciona cerca de 500 sacolas ecológicas por mês, colocando os itens à disposição da população para que haja cada vez mais a adesão e a conscientização sobre a reciclagem de materiais e menos prejuízos ao meio ambiente com o despejo de resíduos na natureza.

A prática tem obtido resultados positivos, sendo que 50% dos materiais coletados por meio das sacolas geram 70 toneladas de materiais recicláveis ao mês.

“Estamos trabalhando sempre para praticar a política dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Este projeto reutiliza as lonas que iriam para ao aterro sanitário, que são utilizadas para a confecção de sacolas que acabam divulgando o trabalho da coleta seletiva e atendendo as necessidades da população. O projeto das sacolas ecológicas foi classificado como um projeto de Boas Práticas pelo Programa Município Verde Azul em 2015 e indicado para as demais cidades como modelo a ser implantado”, explicou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

O gestor ambiental e responsável pelo Programa de Coleta Seletiva da Sosu, Eurípedes Fante Raymundo, ressalta a importância do trabalho para a preservação do meio ambiente.

“A matéria-prima para a confecção das sacolas ecológicas é proveniente de lonas de publicidade de outdoors, doados por empresas, e sacos de farinha, de padarias, que geralmente eram destinados ao lixo. Reaproveitamos esses materiais e aumentamos a vida útil do aterro, poupando o meio ambiente. As sacolas são confeccionadas por um funcionário, na Garagem Municipal”, diz.

Também são reaproveitadas latas grandes de óleo para a confecção de pás, utilizadas no trabalho de varrição das ruas pela Unidade de Limpeza Pública, gerando economia à prefeitura, segundo Eurípedes, além de vassouras feitas com folhas utilizadas para a varrição de praças e jardins.

Todo mês, a equipe do Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de Americana promove a campanha de divulgação da coleta seletiva de materiais recicláveis para conscientizar os moradores sobre o descarte correto dos materiais.
Atualmente, Americana recicla 15% do total do lixo gerado no município, enquanto a média de reciclagem no Brasil é de 3%. São recolhidas 10.500 toneladas de materiais ao ano.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também