sexta-feira, 26 abril 2024

Procon faz alerta sobre golpes contra idosos

O Procon de Americana emitiu ontem um alerta sobre inúmeras reclamações encaminhadas ao serviço de defesa do consumidor sobre golpes aplicados contra idosos, que vão desde a cobrança de pacotes de interatividade em aparelhos telefônicos até assinaturas equivocadas de empréstimos consignados.

“Os registros de reclamações são muito comuns por se tratar de um grupo em que nem todos dominam, as novas tecnologias, e não são orientados de forma eficaz para se atentarem a golpes financeiros”, explicou o secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri.

O órgão municipal registrou, até agosto deste ano, 75 reclamações financeiras relacionadas a empréstimos consignados para idosos.

Na quarta-feira da semana anterior, dia 4, o Procon realizou uma palestra no Civi (Centro de Valorização ao Idoso), onde abordou o tema como forma de tentar prevenir os golpes.

“Todos foram orientados a redobrar atenção para cobranças indevidas por parte de associações e seguradoras, prática também comum com o público da terceira idade. Mencionamos, ainda, as empresas de telefonia, que enviam mensagens para contratação de serviços interativos e, de forma dúbia, levam o consumidor ao erro, contratando um pacote que não desejam”, disse Niuri. “Reiteramos que a população tem à disposição o Procon, um órgão sério e que deve ser procurado por todos que se sentirem lesados no que tange à relação de consumo”, completou o secretário.

Em Americana, o Procon funciona no Paço Municipal, na Avenida Brasil.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também