quinta-feira, 29 fevereiro 2024
PUNIÇÃO

Professora Juliana é advertida por usar Câmara em prol partidário

Parlamentar assinou ofício após sessão do Legislativo nesta terça-feira (6)
Por
Henrique Fernandes

A vereadora de Americana Professora Juliana (PT) recebeu uma advertência verbal após o final da sessão da Câmara Municipal que ocorreu nesta terça-feira (6). Conforme o TODODIA noticiou, a parlamentar divulgou um vídeo na internet, no ano passado, em seu gabinete dentro do Poder Legislativo, com duas mulheres e dizendo que uma delas foi “tomar uma decisão muito importante para fazer parte do PT”. O processo teve início em junho de 2023. Ela foi convocada à sala do presidente da Casa, o vereador Thiago Brochi, na tarde desta terça-feira, que leu a advertência, de forma restrita, apenas com a presença dos membros do Conselho e da vereadora.

A vereadora foi questionada sobre o assunto antes da advertência e negou ter filiado a mulher que aparece no vídeo, mas não informou o nome para o TODODIA consultar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Você vai me perguntar como vai ser lá na ‘salinha’ do presidente. Ele vai ler aquilo que foi definido dentro de um processo muito do nebuloso sem trazer clareza em relação da materialidade ou não daquilo que estão dizendo que é concreto e nenhum momento foi perguntado pela Comissão de Ética”, ironizou.

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, o vereador Lucas Leoncine (PSDB), explicou que foram 8 meses de análise do processo, onde as partes foram ouvidas seguindo o que o Regimento Interno pede ao contrário do que diz a vereadora. “Ouvimos as partes, seguindo o que o Regimento pede. Culminou no final com o resultado do parecer da Comissão optando pela advertência verbal, configurando sim o uso do espaço da Câmara para fim partidário e a punição é essa advertência verbal”, disse Leoncine.

O vereador Marcos Caetano (PL) foi o relator. A Comissão também tem o parlamentar Wagner Rovina (PV) como membro. O processo foi analisado e teve a decisão de punir a vereadora.

O ofício assinado pela Professora Juliana, porém não foi disponibilizado à imprensa porque ainda está interno e precisa fazer a ata, segundo o vereador Thiago Brochi. “A ata não fica pronta hoje (terça-feira). “Eu fiz a leitura dos documentos para a Professora Juliana em relação a todo o processo a Comissão de Ética pode falar muito melhor do que eu. Se vier algo que possa repetir esse caso, vamos pensar em algo até numa suspensão ou outras coisas”, disse Brochi

Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Americana
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também