Cidades
Promotor abre ação contra secretário acusado de multar irregularmente
O Ministério Público (MP), por meio do promotor de Justiça Angelo Santos de Carvalhaes, ajuizou ação civil pública contra o secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, acusado de multar irregularmente quase uma centena de motoristas entre 2016 e 2018.
Na ação, o promotor pede que todas as multas de trânsito emitidas pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S.A.) – e não apenas aquelas registradas pelo secretário – sejam anuladas retroativamente a um período de cinco anos, as pontuações aos motoristas sejam canceladas e o dinheiro devolvido aos infratores.
Segundo o promotor, Barreiro, que também é diretor-presidente da Emdec, autuava motoristas quase sempre no caminho de casa para a Emdec, e também aos finais de semana e feriados. Segundo a ação, Barreiro autuava “por raiva daqueles veículos que o atrapalhavam na via pública”.
No estatuto social da Emdec não há qualquer menção à legitimidade da autoridade do secretário para aplicar multas de trânsito. Barreiro registrava as infrações sem uniformização, identificação ou veículo oficial.
Em declaração ao MP, Barreiro teria admitido os fatos. “Admitiu, inclusive, que se utilizava das viaturas da Emdec não caracterizadas, ou de seu próprio veículo particular”, diz o MP.
O promotor pede à Justiça a perda das funções públicas de Barreiro, bem como de seus direitos político, além de pagamento de multa de até 100 vezes o valor de sua remuneração.
A reportagem tentou contato com a Emdec ontem no final da tarde, em vários telefones, mas não houve retorno até o fechamento. Barreiro não foi localizado para comentar a ação do MP. A prefeitura informou que vai aguardar notificação.
Continua após a publicidade
Esta matéria foi útil para você?
Francisco Lima
TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
ESPAÇO INACIÃO
Santa Bárbara entrega área de esporte e lazer revitalizada no Sartori
Espaço Inacião recebeu campo society, playground, academia ao ar livre e iluminação; local também terá atividades do Programa QualiVida
em licitação
Telhado do Hospital Municipal de Americana vai passar por reforma
Valor para a substituição da estrutura foi orçado em R$ 5 milhões
queda
Trabalhador cai de telhado e tem traumatismo craniano em Hortolândia
Helicóptero Águia da Polícia Militar ajudou no transporte do homem de 30 anos até HC da Unicamp