Domingo, 17 Outubro 2021

Região tem nova queda nos números da Covid

CidadesPandemia

Região tem nova queda nos números da Covid

Registro de casos cai pela 5ª semana e de mortes, pela 3ª semana seguida 

Efeito Direto | Vacinação avança, Covid-19 recua (Foto: Divulgação)

Reflexo direto do avanço da campanha de vacinação, a pandemia de Covid-19 dá claros sinais de desaceleração em toda região. Dados de uma nova análise do Observatório da PUC-Campinas, divulgados nesta quinta-feira (29), mostram queda nos registros de novos casos da doença pela quinta semana consecutiva nos 42 municípios da área do DRS-7 (Departamento Regional de Saúde de Campinas). O número de mortes pelo novo coronavírus também caiu pela terceira semana seguida e a quantidade de novas internações por Covid recuou 16%.

Conforme a nova Nota Técnica semanal do Observatório da PUC-Campinas, produzida por seis especialistas a partir dos dados oficiais do governo do estado, foram registrados, na última semana epidemiológica (até 24 de julho), 8,7 mil casos no DRS-Campinas (variação de -19,4%, em relação à semana anterior). Destes, 5,7 mil casos foram nas 20 cidades da RMC, que por sua vez teve queda de 18,8% na comparação com a semana passada. Campinas, sede da região, viu cair os novos casos em 16,8%.

Os registros indicam ainda 290 mortes na semana nas cidades da área do DRS-Campinas - o que representa uma queda de 11,8% em relação aos óbitos pela doença na semana anterior. Destas mortes, 232 ocorreram nas cidades da região metropolitana de Campinas - uma redução de -3,7% na comparação com o período anterior.

INTERNAÇÕES
A pressão sobre o sistema de saúde também começa a ser aliviada, com nova queda expressiva no número de internações pela Covid na área do DRS-Campinas. Segundo os registros, foram 1015 internações, contra 1211 na semana anterior, uma redução de mais de 16%.

"Apesar de ainda em patamares elevados, os números seguem diminuindo, agora já próximos aos valores das primeiras semanas do ano de 2021. A pressão sobre o Sistema de Saúde começa a se aliviar. Mesmo com desmobilização de alguns leitos, houve redução nas taxas de ocupação", aponta parte da conclusão dos especialistas do Observatório da PUC-Campinas.

A tendência de queda observada na região nesta semana se refletiu em praticamente todo o estado. Quinze dos 17 Departamentos Regionais de Saúde apresentaram taxas decrescentes de novos casos em relação à semana anterior. O DRS-Campinas é o segundo em número de casos e óbitos, atrás apenas da Grande São Paulo.

Até 24 de julho, haviam sido notificados 445,4 mil casos de Covid e 13 mil mortes nas 42 cidades ligadas ao DRS Campinas - letalidade de 2,93%. Na RMC, foram 311,1 mil casos positivos da doença e 9,5 mil óbitos - letalidade de 3,05%.

As informações completas da análise estão disponíveis em https://observatorio.puc-campinas.edu.br/covid-19/.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/