terça-feira, 18 junho 2024

Sábado é ‘Dia D’ da vacina contra gripe

Com índices de cobertura ainda aquém do esperado, o setor de Saúde pública convoca a população para o chamado “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe, no próximo sábado (4), quando a maior parte dos postos de saúde em todo Brasil vai abrir em esquema especial para a imunização do público-alvo.

Até ontem, o balanço nacional do Ministério da Saúde apontava que apenas 21% do público indicado a receber a vacina já tinham sido imunizados. São 59,5 milhões de pessoas no País, mas até ontem apenas 12,2 milhões foram vacinadas no Brasil. A campanha vai até 31 de maio, mas no próximo sábado a mobilização é mais intensa.

Devem ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a 5 anos e 11 meses, grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos, professores, trabalhadores da área de saúde, presos, funcionários do sistema prisional, jovens que cumprem medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a composição da vacina, que é tríplice, foi atualizada e protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.POSTOS ABERTOSNa região, os índices de cobertura seguem baixos, como a média nacional e, por isso, todas as cidades se preparam para a imunização no “Dia D”. Em Americana, cerca de 60 profissionais da Saúde estarão diretamente envolvidos nesse dia específico da campanha.

Para atender a população, oito unidades de Saúde permanecerão abertas, das 8h às 17h, nos bairros Vila Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Parque da Liberdade, Antônio Zanaga, Jardim Brasil, Parque das Nações e Jardim São Paulo.De acordo com a vigilância epidemiológica, serão disponibilizadas 30 mil doses apenas para o sábado de vacinação na cidade.

Até a última segunda-feira, data do último balanço divulgado, das mais de 50 mil pessoas que devem tomar a vacina em Americana, apenas pouco mais de 3,5 mil haviam passado pelos postos de saúde desde o início da campanha, em 10 de abril (índice de cobertura de apenas 6,9%).Em Nova Odessa, até a última segunda (29), apenas 3.103 pessoas já haviam sido imunizadas, das mais de 10 mil que devem receber a imunização na cidade.

No sábado, das 8h às 17h, três postos de vacinação estarão à disposição nas Unidades Básicas de Saúde 1 (Centro) e 5 (Jardim Alvorada), além da unidade avançada (Jardim São Francisco).Segundo o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, a meta é atingir 90% do público-alvo. “Nossos postos estão bem abastecidos, a imunização é gratuita e esperamos que todas as pessoas dos grupos de risco compareçam para receber suas doses”, destacou Cocato.

Em Santa Bárbara d’Oeste, onde pouco mais de 7.500 pessoas haviam sido vacinadas até a última parcial, emitida no dia 25, as doses estarão no sábado na Praça Coronel Luiz Alves (Central), na Etec (Escola Técnica Estadual) “Professor Doutor José Dagnoni”, na Rua Antônio Pedroso, 1.731, na Cidade Nova, e em 13 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Na Praça e postos médicos o atendimento será das 8h às 16h. Já na Etec, das 9h às 14h.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também