sexta-feira, 17 maio 2024

AMDIC registra aumento de 50% em atendimentos e realiza 19 mil procedimentos em 2022

Houve também aumento de mais de 100% no número de pacientes cadastrados e atendidos para oferta de PrEP 

 O Ambulatório Municipal de Doenças Infecto Contagiosas, vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, registrou aumento de 50% em atendimentos em 2022 em relação ao ano anterior. Foram 19 mil procedimentos entre consultas médicas, atendimentos com nutricionista, psicóloga, assistência farmacêutica, equipe de enfermagem, coleta de exames laboratoriais, realização de testes rápidos e dispensação de medicamentos.

O aumento expressivo deve-se pela migração de pacientes do sistema privado e principalmente, pela flexibilização do isolamento social devido a pandemia da Covid-19. Com o aumento da equipe de enfermagem, pode-se melhorar o atendimento e ampliar a oferta do serviço.

O número de pacientes cadastrados e atendidos para a oferta de PrEP (Profilaxia Pré-Exibição Sexual ao HIV) teve aumento de 100%. O tratamento é destino a pessoas com maior risco de contaminação pelo HIV, como profissionais do sexo, homossexuais e casais sorodiscordantes e outras pessoas com alto risco de exposição ao vírus.

O usuário contemplado com o serviço possui consultas médicas com infectologista, enfermagem, realização de exames e dispensa de medicamentos ARV (antirretrovirais) e orientações sobre outros métodos de prevenção de outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), envolvendo toda equipe multidisciplinar do setor.

Houve aumento de 20% na procura de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites Virais em relação a 2021, ocorrendo espontaneamente pelo paciente encaminhado por outros serviços como Prontos-Socorros, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e até mesmo via médicos particulares ou de convênios.

Apesar do amento expressivo do número de atendimentos, o setor segue sem fila de espera para especialidades como infectologia, dermatologia (Hanseníase) e pneumologia (Tuberculose). Após a pandemia, o AMDIC também retomou as ações de prevenção sobre IST, com distribuição de material informativo, insumos de prevenção como preservativos masculino e feminino e gel lubrificante íntimo para empresas, escolas e população em geral.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também