sábado, 20 julho 2024

Cetesb adverte DAE barbarense por lançamento de esgoto no Rio Piracicaba

Segundo o órgão ambiental, o DAE despejou efluentes líquidos no rio com alteração nas concentrações de fósforo através da ETE Balsa  

O DAE  foi advertido em razão do lançamento no Rio Piracicaba de efluentes líquidos com alteração nas concentrações de fósforo pela ETE Balsa (Foto: DAE Santa Bárbara/ Divulgação)

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste foi advertido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em razão do lançamento no Rio Piracicaba de efluentes líquidos com alteração nas concentrações de fósforo pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Balsa.

Segundo a Cetesb, a concentração total de fósforo despejado é de 0,79mg para 0,82mg por litro d’água, acima do permitido, de acordo com resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente). A companhia afirma que o DAE precisaria atender o limite, seja por meio de readequação das operações ou implantação de melhorias na estação de tratamento de esgoto.

O DAE de Santa Bárbara afirma que entrou com recurso junto à Cetesb e aguarda resposta do parecer. “O DAE garante que a eficiência operacional da ETE da Balsa atende aos padrões estabelecidos pela legislação”, afirma a autarquia, por meio de nota. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também