quarta-feira, 24 junho 2026
GOVERNADOR NA REGIÃO

Estado anuncia aporte de R$ 3 milhões e inaugura Cidade Saúde em Santa Bárbara d’Oeste

Novo complexo reúne serviços especializados e amplia capacidade de atendimento no município
Por
Nicoly Maia
O Cidade Saúde está localizado no cruzamento das avenidas Santa Bárbara e Vereador Antônio Carlos de Souza. Foto: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (24), um aporte de R$ 3 milhões para a área da saúde de Santa Bárbara d’Oeste durante a inauguração do Cidade Saúde “Lucimeire Cristina Coelho Rocha”. Do total, R$ 2 milhões serão destinados à aquisição de equipamentos e ao custeio da nova unidade, enquanto R$ 1 milhão será aplicado na abertura de dez leitos de UTI pediátrica no Hospital Municipal. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O novo complexo está localizado no cruzamento das avenidas Santa Bárbara e Vereador Antônio Carlos de Souza, no Jardim Alphacenter.

A estrutura foi construída ao longo de 36 meses com recursos próprios do município. O investimento total chegou a R$ 25 milhões, acima da previsão inicial de R$ 18,4 milhões, após a necessidade de cerca de R$ 7 milhões adicionais para a conclusão da obra. O prédio possui quatro andares, 3,6 mil metros quadrados de área construída e 28 consultórios ampliados.

Segundo o prefeito Rafael Piovezan (PL), a proposta é concentrar atendimentos especializados em um único local, ampliando a eficiência e facilitando o acesso da população.

Serviços oferecidos
O Cidade Saúde reúne setores estratégicos da rede municipal, como o Centro de Especialidades, a Central de Regulação, a Vigilância em Saúde e a Farmácia Municipal. A unidade contará com cerca de 300 profissionais e estrutura com consultórios, salas de enfermagem, triagem, recepção, farmácia, áreas administrativas e de apoio.

Entre os serviços, estão consultas por meio das Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), mutirões de exames e procedimentos, incluindo cirurgias de pterígio e catarata, além de nasolaringoscopias e outras ações voltadas à redução das filas de espera. O complexo também amplia o atendimento oftalmológico, com novos consultórios e equipamentos. Entre os serviços inéditos estão o Ambulatório de Ostomia, o Ambulatório de Feridas e grupos educativos voltados à obesidade infantil e ao diabetes tipo 1.

Outro destaque é o Centro de Procedimentos Ambulatoriais, que permitirá a realização de procedimentos odontológicos, dermatológicos, urológicos e pequenas cirurgias. A unidade contará ainda com farmácia integrada, permitindo a retirada de medicamentos no próprio local. A expectativa é realizar entre 12 mil e 13 mil procedimentos por mês.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez o anúncio do investimento. Foto: Ana Machado/ TV TODODIA

Homenagem à ex-secretária
O nome do complexo homenageia a ex-secretária de Saúde Lucimeire Cristina Coelho Rocha, que esteve à frente da pasta entre 2016 e 2024. Servidora pública desde 1999, ela atuou em diversas funções na área da saúde municipal, incluindo coordenação de serviços, direção de setores estratégicos e gestão da secretaria.

Lucimeire era formada em Serviço Social pelo Unisal (Centro Universitário Salesiano) e possuía especializações em Gestão Pública em Saúde e Regulação em Saúde. Também teve atuação regional junto à CIR (Comissão Intergestores Regional) Metropolitana de Campinas e ao COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).

Ela faleceu em 14 de janeiro de 2024, aos 48 anos, após enfrentar complicações decorrentes da Covid-19. O nome foi oficializado por meio de lei municipal.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também