
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (24) que o Estado estuda a implantação de uma terceira faixa na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). A declaração foi feita durante coletiva de imprensa na inauguração da Cidade Saúde de Santa Bárbara d’Oeste.
Segundo o governador, a ampliação poderá ser realizada sem a instalação de pedágios. “Estamos estudando agora a intervenção de recuperação da SP-304 e também o estudo de viabilidade da terceira faixa”, afirmou. Tarcísio também destacou que o Estado está concluindo intervenções na rodovia, incluindo a construção de dois dispositivos em Piracicaba, com expectativa de entrega em breve.
Recuperação da rodovia
De acordo com o governador, a SP-304 passará por um processo de recuperação nos trechos que cortam Americana e Santa Bárbara d’Oeste. A implantação da terceira faixa ainda depende de estudos técnicos, mas é considerada necessária para melhorar a fluidez do trânsito. Outras intervenções voltadas à mobilidade e à segurança viária também estão em análise pelo governo estadual.
Discussão sobre pedágio
Em março de 2025, a TV TODODIA noticiou o projeto de instalação de pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), nos trechos entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.
Na época, foram realizadas audiências públicas para discutir o tema. A proposta previa a implantação de pórticos no sistema free flow, com cobrança proporcional à distância percorrida.
Em 15 de abril do ano passado, durante agenda em Piracicaba, o governador afirmou que a rodovia ficaria de fora do edital de concessão à iniciativa privada.




