terça-feira, 23 junho 2026
SAÚDE

Tarcísio participa da inauguração do Cidade Saúde em Santa Bárbara d’Oeste nesta quarta-feira (24)

Novo complexo de saúde pública recebeu investimento de R$ 25 milhões e reunirá serviços especializados, regulação, farmácia e vigilância em um único espaço
Por
Emilly Ferreira
Cidade Saúde custou R$ 25 milhões em recursos próprios e passa a ser a maior estrutura pública do município. Foto: Reprodução/Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participa nesta quarta-feira (24) da inauguração do Cidade Saúde “Lucimeire Cristina Coelho Rocha”, em Santa Bárbara d’Oeste. A cerimônia está marcada para as 9h30, no cruzamento das avenidas Santa Bárbara e Vereador Antonio Carlos de Souza, no Jardim Alphacenter. A solenidade também contará com a presença do prefeito Rafael Piovezan (PL), autoridades municipais e representantes do setor.

Com investimento de R$ 25 milhões em recursos próprios da prefeitura, o empreendimento passa a ser a maior estrutura de saúde pública da cidade. O prédio possui quatro andares, 3,6 mil metros quadrados de área construída e 28 consultórios, entregues após 36 meses de obras.

Concentração de serviços
O Cidade Saúde reunirá em um único espaço setores considerados estratégicos da rede municipal, como o Centro de Especialidades, a Central de Regulação, a Vigilância em Saúde e a Farmácia Municipal. A proposta é ampliar a capacidade de atendimento e integrar os serviços oferecidos à população, com a expectativa de que aproximadamente 300 profissionais atuem no local. A estrutura conta com consultórios especializados, salas de enfermagem, recepção, triagem, setor administrativo e espaços para reuniões.

Atendimentos e procedimentos
Entre os serviços previstos estão consultas integradas, mutirões de exames e a realização de cirurgias de pterígio e catarata e exames de nasolaringoscopia. A unidade também deverá ampliar os atendimentos oftalmológicos, com novos consultórios e equipamentos, além de abrigar o Centro de Procedimentos Ambulatoriais para intervenções odontológicas, dermatológicas, urológicas e pequenas cirurgias. A estrutura terá ambulatórios de ostomia e feridas, grupos educativos voltados à obesidade infantil e diabetes tipo 1, com previsão de realizar entre 12 mil e 13 mil procedimentos por mês.

Sustentabilidade e eficiência
O prédio foi projetado com sistemas de eficiência energética, incluindo placas fotovoltaicas para geração de energia solar, o que deve gerar uma economia anual estimada em R$ 180 mil com eletricidade. A unidade também possui iluminação natural, ventilação cruzada, lâmpadas de LED e sistema de climatização.

Homenagem na rede municipal
O Cidade Saúde recebe o nome de Lucimeire Cristina Coelho Rocha, ex-secretária municipal de Saúde que faleceu em janeiro de 2024, aos 48 anos. Servidora concursada desde 1999, Lucimeire ocupou diversos cargos na rede municipal e comandou a pasta de Saúde entre 2016 e 2024, com atuação em organismos regionais de gestão e discussões voltadas ao fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também