domingo, 21 abril 2024
DEIXE DE FUMAR

Santa Bárbara d’Oeste terá nova turma do Programa Saúde sem Tabaco

No ano passado 19 pessoas deixaram a dependência do cigarro através do programa
Por
Vanessa Oliveira
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste anunciou nesta sexta-feira (5), que iniciará no dia 15 de janeiro o primeiro grupo do programa “Saúde Sem Tabaco” em 2024. A iniciativa contará com candidatos que se inscreveram em 2023 e vem sendo convocados pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas), responsável por coordenar a ação no Município. Interessados em participar de novas turmas ao longo do ano devem se inscrever na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

Os encontros do programa ocorrerão no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e têm o objetivo de ajudar as pessoas a deixar de fumar, com reuniões semanais durante aproximadamente três meses.

No último ano, 59 pessoas iniciaram participação nos três grupos realizados. Deste total, 29 finalizaram algum grupo, sendo que 19 relataram terem deixado de fumar após a conclusão. Durante a iniciativa, os participantes passam por acolhimento com preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina, reuniões motivacionais, consultas médicas e avaliação bucal, reuniões terapêuticas e reuniões de manutenção.

O programa conta com uma equipe multidisciplinar, que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutica e de serviço social para os participantes. Todos os profissionais envolvidos foram capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também