sábado, 20 abril 2024
PREVENÇÃO DE PICADAS

Santa Bárbara inicia ações de prevenção a escorpião a partir de segunda-feira(28)

A Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpianismo passará pelo Jardim Europa, Conjunto Roberto Romano e Parque do Lago
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação | Prefeitura de Santa Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara em conjunto a Secretaria de Estado da Saúde iniciará a campanha da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpianismo visando a prevenção de acidentes com escorpiões.

A iniciativa será realizada nos bairros que tiveram maiores incidências de picada de escorpião, iniciando no Jardim Europa 4, Conjunto Roberto Romano e Parque do Lago, entre os dias 28 de Agosto e 1º de Setembro.

A ação contará com visitas casa a casa pelos agentes, distribuição de material informativo e orientações sobre medidas de prevenção a ocorrência de escorpiões e atividades em escolas e UBSs dos bairros para informação e educação como palestras para os alunos sobre as relações entre descarte irregular de resíduos e a presença de animais.

As atividades foram desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Zoonoses e contam com apoio de uma equipe do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XVII – Campinas) da Secretaria de Estado da Saúde.

Prevenção

Pelo aumento de temperatura e as chuvas ocasionais até o final do ano, ocorre o período de maior incidência de acidentes com escorpiões por isso é necessário cuidado redobrado e atenção a ralos e bueiros e objetos expostos.

Alguma das medidas de segurança para prevenção da picada de escorpião é a vedação da rede de esgoto, fechamento de janelas e caixas de gordura, descarte de entulhos, manter lixo em local fechado, verificar roupas e sapatos antes de vestir, fechamento de frestas em portas, entre outras.
Em caso de acidente, o cidadão deve procurar imediatamente atendimento médico em casos de crianças menores de 10 anos, os pais devem procurar preferencialmente o Pronto Socorro “Dr. Edison Mano”.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância em Zoonoses pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também