A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Promoção Social, e o Conselho Municipal do Idoso lançaram campanha de conscientização sobre o “Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra Idosos”, data marcada pelo 15 de junho (sábado).
O objetivo é sensibilizar a população para combater as diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. O tema é “Silêncio é cumplicidade, notificar é cuidar”. A ação traz informações sobre as formas de violência e de denunciar.
A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2011, a pedido da Rede Internacional para a Prevenção do Abuso de Idosos (INPEA), que instituiu a comemoração em 2006.
O abuso contra pessoa idosa pode ser definido como “um ato único ou repetido, ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento onde haja uma expectativa de confiança que cause dano ou angústia a um idoso”. As formas mais comuns de violência contra a pessoa idosa incluem abandono, negligência e autonegligência, além de violência física, sexual, psicológica, institucional e patrimonial, de acordo com o Estatuto do Idoso.
O Município de Santa Bárbara d’Oeste mantém diversas políticas públicas de proteção e acolhimento à pessoa idosa, como o Centro Dia do Idoso “Maria de Lourdes Alves da Silva – Dona Nena”, localizado no Cândido Bertini, o Moradias do Vida Longa “Rosemeire de Oliveira – Rose” , dentre outros equipamentos e serviços.
Para denunciar, o munícipe pode entrar em contato com pelo disque 100 (direitos humanos), 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Municipal) ou no Conselho Municipal do Idoso (19) 3455.2592.