quinta-feira, 18 abril 2024

Sarampo já faz 112 vítimas na RMC

O total de casos confirmados de sarampo nos 20 municípios que formam a RMC (Região Metropolitana de Campinas) teve um aumento de pelo menos 40% na última semana, de acordo com dados das prefeituras e da Secretaria de Estado da Saúde.

Agora, a RMC tem pelo menos 112 pessoas oficialmente infectadas pela doença contagiosa, além de 175 suspeitas em investigação pelos órgãos de saúde. A maior parte dos doentes está em Campinas, que já tem 57 confirmações.

O número total na RMC, contudo, pode ser ainda maior, porque nem todas as prefeituras atualizou o número de casos apontado nas semanas anteriores.

Americana confirmou ontem o segundo caso na cidade (leia texto abaixo). Além disso, Sumaré também confirmou mais um caso, chegando assim a seis confirmações.

Santa Bárbara d’Oeste, até ontem, tinha dois casos e 26 suspeitas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Em Hortolândia, são quatro confirmações e 18 suspeitas.

São Paulo é o Estado com maior número de casos no país – 4.299 confirmados até quarta-feira. Destes, 55,7% se concentram na Capital, que vive um surto da doença, com 2.397 casos até agora.

VACINA

Desde agosto, o Ministério da Saúde mudou o protocolo de vacinação e desde então recomenda a aplicação da “dose zero” em bebês de 6 meses a 1 ano. Antes, a recomendação era para crianças acima de 1 ano.

“A vacina é a única forma de interromper a cadeia de transmissão do vírus. A maior parte dos acometidos pelo sarampo é de crianças menores de 1 ano, período em que as taxas de complicações e óbitos são maiores porque o sistema imunológico do bebê responde com menos intensidade ao vírus”, disse a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas, Andrea von Zuben.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, cujos principais sintomas são febre alta persistente, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele.

AMERICANA REGISTRA 2º CASO
IMUNIZAÇÃO | Postos de Saúde oferecem a vacina

Americana, que até agora só tinha registrado um caso positivo, ontem anunciou mais uma confirmação. O segundo contaminado pela doença na cidade é um homem de 47 anos, morador do bairro Parque Novo Mundo. Em 10 de agosto ele começou apresentar os sintomas da doença, procurou o Hospital Unimed de Americana e lá foi submetido a um exame laboratorial, que posteriormente confirmou o diagnóstico, divulgado ontem pela Vigilância Epidemiológica.

De acordo com o órgão, o paciente não teria tomado a vacina anteriormente. O homem não precisou ser internado e passa bem.

O outro caso positivo em Americana foi diagnosticado em uma mulher de 50 anos, moradora do bairro Morada do Sol, em julho. Desde janeiro, a Vigilância notificou 16 casos suspeitos de sarampo em moradores da cidade. Sete casos ainda estão sob investigação, e outros sete foram descartados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também