terça-feira, 25 junho 2024
MARÇO LILÁS

Saúde de Nova Odessa promove ações contra o câncer

A Secretaria de Saúde inicia neste sábado (9) os plantões especiais do “Março Lilás”
Por
Carla Mendrot
Foto: Divulgação

Nova Odessa realiza mais uma edição da campanha anual de conscientização contra o câncer de colo de útero, uma das doenças que mais atingem as mulheres brasileiras e o objetivo é atender mulheres que estão há mais de 3 anos sem fazer o exame de Papanicolau.

O atendimento vai acontecer conforme o agendamento prévio das pacientes junto a Secretaria de Saúde do Município, em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de todas as regiões. Neste primeiro sábado, o atendimento gratuito para coleta acontece das 8h às 16h, na UBS 1, no Centro e as mulheres devem comparecer sempre no horário marcado e informado pela equipe.

No dia 16/03, serão dois plantões, um na UBS 3, no Jardim São Manoel e região, e outro na UBS 5, no Jardim Alvorada e região e também na UBS 6, no Jardim Marajoara e região. E no sábado seguinte, dia 23/03, o plantão vai acontecer na UBS 2, no Jardim São Jorge e região, no mesmo horário.

Em 2023, houve um grande plantão de atendimentos simultâneo, em quatro UBSs participantes do “Março Lilás”, um total de 111 mulheres compareceram para a realização do exame papanicolau, que é essencial para detectar problemas no útero.

A secretária municipal de Saúde, Adriana Welsch, orienta a importância de que todas as pessoas com útero, realizem anualmente o acompanhamento com médicos ginecologistas, incluindo mulheres cis (que se identificam com o gênero de nascimento) e homens transgêneros (que não se identificam com o gênero de nascimento).

Em caso de sangramentos vaginais considerados anormais, após relações sexuais, nos intervalos entre menstruações ou na menopausa, e corrimentos com cores mais escuras, é importante uma consulta médica com urgência, para que se algo detectado previamente, possa ter maior sucesso na cura.

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também