PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Saúde inicia vacinação de adultos contra o sarampo na segunda

Nova fase da campanha contra a doença vai até dia 30 nos postos, agora para pessoas de 20 a 29 anos

As unidades de Saúde de todas as cidades paulistas iniciam na próxima segunda-feira (18) a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo. Até o dia 30 de novembro, os postos estão orientados a vacinar adultos com idade entre 20 e 29 anos, que ainda não receberam a segunda dose da tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. No sábado dia 30 de novembro será “Dia D” da imunização dessa faixa etária, com abertura de todos os postos de saúde para a imunização. 

PUBLICIDADE

As cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste confirmaram ontem que as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão aplicando as vacinas nesse público-alvo a partir de segunda-feira. 

Só em Americana a estimativa é de que exista uma população de aproximadamente 38 mil pessoas de 20 a 29 anos – porém nem todos precisarão ser vacinados, visto que muitos já estão com a vacinação em dia. Por isso, é importante que este público compareça aos postos de saúde preferencialmente com a carteirinha de vacinação para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado. 

PUBLICIDADE

Em 2019 já foram confirmados cinco casos de sarampo em Americana, sendo três autóctones, cujos moradores contraíram a doença na cidade e dois importados do município de Guarulhos (SP). Das 35 notificações que a Vigilância Epidemiológica recebeu até ontem, oito foram descartadas e 20 seguem sob investigação. Dos cinco casos confirmados nenhum foi a óbito e os pacientes passam bem. 

Santa Bárbara não informou o público esperado para a vacinação adulta na cidade, mas confirmou que 13 UBS estarão à disposição da população de 20 a 29 anos para a segunda fase da campanha. 

PUBLICIDADE

ESTADO 

A primeira fase da campanha de vacinação, destina a crianças de seis meses a cinco anos, ocorreu entre os dias 7 e 25 de outubro e imunizou cerca de 400 mil pessoas nessa faixa etária no Estado de São Paulo. 

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica estadual, até o momento há 8.516 casos confirmados laboratorialmente no Estado de São Paulo e outros 2.579 casos confirmados clinicamente. Cerca de 56,2% do total de casos se concentram na Capital. 

Neste ano, desde agosto, houve 14 mortes decorrentes de complicações pelo sarampo no Estado, incluindo uma anunciada nesta semana: uma menina residente em Limeira, com 1 ano e 10 meses, faixa etária considerada mais vulnerável a complicações pela doença. 

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This