TV AO VIVO
TODODIA 29 de outubro de 2026
Cidades
PROGRAMA BRASIL MAIS PRODUTIVO

Sebrae abre 300 vagas para pequenos e microempreendedores da região de Piracicaba

As cidades contempladas são Piracicaba, Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa

Compartilhar WhatsApp Facebook
O programa Brasil Produtivo ocorre em todo o território nacional. Foto: TV TODODIA

O desafio de todo pequeno empresário é o mesmo: como vender mais, gastar menos e inovar no dia a dia? Na região de Piracicaba, o caminho para essas respostas ficou mais curto.

Iniciativa
O Sebrae-SP abriu 300 vagas para o programa Brasil Mais Produtivo.

A iniciativa é totalmente gratuita e voltada para micro e pequenas empresas de Piracicaba, Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa.

Conversamos com Jacqueline Boriam, analista de negócios do Sebrae-SP, para entender melhor os objetivos do projeto.

“Nós fazemos isso por meio de uma metodologia exclusiva do Sebrae, em que os agentes visitam as empresas em encontros presenciais e individuais para identificar os problemas e desafios. Dessa forma, os empresários saem muito satisfeitos”, afirma a analista.

Como funciona
Durante seis meses, um agente especializado acompanha o negócio de perto. Não se trata apenas de uma consultoria teórica: o foco é identificar desafios reais e propor soluções práticas para aumentar o faturamento. A analista destacou ainda a importância da inovação e do apoio tecnológico aos pequenos empreendedores.

“É importante desmistificar a inovação. Muitas vezes, acreditamos que ela está ligada a grandes investimentos ou avanços tecnológicos, mas, na prática, a inovação é para todos”, diz Jacqueline Boriam.

Expectativas
Os resultados nacionais mostram que o método funciona. Em média, as empresas que participaram do programa registraram um aumento de 24% na produtividade e crescimento de 11% no faturamento, já descontada a inflação.

A analista reforçou os critérios para participação.

“A empresa precisa ser micro ou pequena. Muitas começam como MEI e evoluem até conseguir participar do programa”, explica Jacqueline Boriam.

Inscrições
É preciso ficar atento ao prazo. Os empreendedores de Piracicaba e região têm até o dia 27 de fevereiro para garantir uma vaga.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no portal do Sebrae. A analista destaca o potencial de desenvolvimento oferecido pelo programa.

“Neste semestre, por exemplo, serão 300 empresas acompanhadas por 12 bolsistas, especializados em empresas e inovação”, conclui Jacqueline Boriam.

Esta matéria foi útil para você?

Nathalia Tetzner TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.