TV AO VIVO
TODODIA 22 de outubro de 2026
LEGISLATIVO

Sessões de Paulínia e Cosmópolis têm protesto de servidores e debate sobre novos projetos

Enquanto servidores de Paulínia voltam a cobrar diálogo com o Executivo, a Câmara de Cosmópolis debate projetos de saúde, cidadania e responsabilidade fiscal

Compartilhar WhatsApp Facebook
Em Paulínia, o plenário ficou novamente lotado por servidores municipais em estado de greve há quase trinta dias. Foto: Thayla Nogueira/TV TODODIA

As Câmaras Municipais de Paulínia e Cosmópolis realizaram sessões ordinárias na terça-feira (11), com destaque para a mobilização de servidores públicos e a análise de propostas voltadas à gestão pública, educação e saúde.

Paulínia
Em Paulínia, o plenário voltou a ficar lotado por servidores municipais, que estão em estado de greve há quase trinta dias. O grupo reivindica a abertura de diálogo com o prefeito e entregou ao presidente da Câmara, Pedro Bernardes, um abaixo-assinado com mais de 800 assinaturas. O parlamentar se comprometeu a intermediar uma reunião com o Executivo.

Segundo o presidente do sindicato, Rodrigo Macelari, a paralisação tem a adesão de cerca de 500 trabalhadores. Durante a sessão, os vereadores também apresentaram propostas como o programa “Paulínia Jovem: Saúde Mental e Empreendedorismo”, o uso de inteligência artificial na gestão pública e a criação de uma disciplina permanente de educação ambiental nas escolas.

Continua após a publicidade

Cosmópolis
Em Cosmópolis, os parlamentares analisaram uma pauta extensa, com destaque para o parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça ao substitutivo que trata da validade de autorizações para operações de crédito. O vereador Júnior Vieira, autor da proposta, defendeu o texto, enquanto André Cappato sustentou o parecer técnico — aprovado pela maioria.

Outros projetos discutidos incluíram o Programa de Prevenção ao Vício em Jogos de Azar e Apostas Online, a inclusão de aulas de trânsito nas escolas municipais, o atendimento humanizado a pessoas autistas em órgãos públicos e a doação de imóvel à CDHU.

Em Cosmópolis, os parlamentares analisaram uma pauta extensa. Foto: Divulgação

Também foram apresentados requerimentos sobre tratamento de esgoto, poda de árvores em escolas e coleta de lixo diária.

Continua após a publicidade

As sessões ordinárias das duas cidades seguem ocorrendo semanalmente, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais das Câmaras Municipais.

Esta matéria foi útil para você?

Thayla Nogueira Repórter do TODODIA.
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.