Sumaré abre consulta pública nas escolas para adesão ao modelo cívico-militar municipal
O resultado definirá se as escolas seguirão para a implementação do modelo, que prevê gestão compartilhada entre educadores e militares
O processo de consulta pública para avaliar a adesão de escolas ao programa municipal Escola Cívico-Militar em Sumaré terá início nesta semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as escolas municipais Magdalena Maria Vedovato Callegari e Eliana Minchin Vaughan oferecerão às consultas. Na primeira, a votação acontece nos dias 26 e 27 de junho (quinta e sexta), enquanto na segunda a consulta acontece nos dias 1º e 2 de julho.
A iniciativa visa garantir a participação da comunidade escolar na decisão. O processo ocorrerá durante o horário regular de aulas nas dependências das escolas. O cronograma está dividido em três etapas.
Segundo a Secretaria de Educação, as consultas serão feitas junto às direções escolares, com a promoção de reuniões. Também é de responsabilidade das instituições a divulgação de material explicativo sobre o modelo cívico-militar para pais, alunos, professores e funcionários.
A votação sobre o assunto é sigilosa, realizada por meio de cédulas padronizadas, questionando se o eleitor é a favor ou contra o programa Escola Cívico-Militar. Os votantes deverão escolher entre as opções sim ou não.
A previsão é que a contagem dos votos seja pública, em data definida por decreto, com primeira chamada às 18h e segunda às 18h30. O resultado final será divulgado no local e posteriormente publicado no Diário Oficial do Município e no portal da Educação.
Podem participar da consulta pais ou responsáveis legais de alunos matriculados na escola, desde que estejam devidamente cadastrados, e servidores ativos lotados nas unidades.
Para votar, é necessário apresentar documento de identificação e assinar uma lista de presença. De acordo com a pasta, a organização ficará a cargo de funcionários indicados pela Secretaria de Educação, que também serão responsáveis pela inviolabilidade das urnas.
A aprovação do programa dependerá de maioria simples dos votos válidos. O resultado definirá se as escolas seguirão para a implementação do modelo, que prevê gestão compartilhada entre educadores e militares, com foco em disciplina e desempenho acadêmico.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Caminhada Rosa do Bem reúne milhares de pessoas em Americana
Evento chegou à 16ª edição com homenagem às mulheres que enfrentam o câncer de mama, soltura de balões biodegradáveis e oferta de 650 vagas para mamografias
Sítio do Pica-Pau Amarelo encanta gerações em Americana
Espetáculo reuniu cerca de 220 alunos da Escola Estadual Professora Maria Frizzarin, que deram vida aos personagens de Monteiro Lobato
Campinas recebe ação para conscientizar motoristas sobre segurança nas rodovias
Movimento Afaste-se será realizado na segunda-feira (19), no Largo da Catedral, com atividades educativas e orientações para prevenir acidentes com equipes em atendimento