sábado, 4 maio 2024
ESTRAGOS NA REGIÃO

Sumaré debaixo d’água: famílias são resgatadas por bote do Corpo de Bombeiros e vários bairros ficam alagados

Ribeirão dos Toledos transbordou em Santa Bárbara d’Oeste e equipes da prefeitura seguem trabalho na cidade
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação / Willian Souza

As chuvas volumosas deste final de semana causaram uma série de transtornos na região. Em Sumaré, o Ribeirão Quilombo transbordou e pessoas precisaram ser socorridas por um bote do Corpo de Bombeiros, no bairro Vila Diva. Foram registrados alagamentos nos bairros São Domingos, Vila Diva, Jardim Nova Terra e Três Pontes.

O prefeito de Sumaré Luiz Dalben (Cidadania) informou que “as equipes municipais e o Corpo de Bombeiros seguem trabalhando junto às famílias sumareenses atingidas pelas cheias dos ribeirões Quilombo e Jacuba”. O grande volume de água num curto espaço de tempo causou transtornos à população das áreas ribeirinhas.

A Defesa Civil Estadual foi acionada para apoio e suporte, além da força-tarefa municipal que segue auxiliando as famílias atingidas. O vereador Willian Souza (PT) acompanhou os trabalhos com as equipes da Prefeitura de Sumaré na madrugada desta segunda-feira (9). Em apenas uma hora deste domingo (8), foram registrados 66 milímetros de chuvas na cidade.

Ainda pela manhã desta segunda, vários pontos do município permaneciam alagados, como as Avenidas Carlos Botelho e João Argenton, inclusive a linha férrea foi interditada, pois as águas continuavam alagando o local.

Como ajudar?

A população pode ajudar com a doação de alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal, colchões, móveis e utensílios domésticos. Os itens podem ser entregues no Fundo Social, que fica na Rua Dom Barreto, 1.377, na região central.

Caso não seja possível, pode ligar no número 3883-5282 que as equipes agendarão a retirada. Em caso de urgência ou emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros através do 193.

Ribeirão dos Toledos transbordou em Santa Bárbara neste domingo

Em Santa Bárbara, o Ribeirão dos Toledos transbordou e provocou alagamentos no Jardim Icaraí, no Distrito Industrial e, principalmente, no Jardim Conceição. De acordo com a Defesa Civil, 119,4 milímetros de chuva foram registrados entre sábado (7) e domingo (8), acompanhados de raios e ventos entre 40 e 60 km.

Segundo a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, nenhum imóvel atingido e 20 árvores caíram em diversos pontos da cidade. “Equipes da Defesa Civil e da Prefeitura trabalham na limpeza e remoção de galhos”, informou.

Durante a manhã desta segunda-feira (9), o nível da água do Ribeirão dos Toledos já havia baixado. A Defesa Civil do município monitora a situação dos bairros que ficam ao entorno do ribeirão e estão em estado de alerta.

Sumaré:

Vídeo: Divulgação
Vídeo: Divulgação

Santa Bárbara d’Oeste

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também