quinta-feira, 2 maio 2024

Sumaré vai ter 5 novos respiradores

A rede pública de Saúde Sumaré vai receber cinco novos respiradores dentro do novo lote que será distribuído pelo governo do Estado nesta semana. Serão 179 respiradores destinados a 45 cidades do Estado. 

“O total de respiradores colocados nos municípios no Estado de São Paulo já supera os 2.500, o que possibilitou mais do que dobrar a nossa capacidade hospitalar de leitos de UTI”, afirmou Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional. 

A destinação será feita a serviços localizados em dez DRSs (Departamentos Regionais de Saúde). À região de Campinas serão 11 equipamentos, sendo cinco para o hospital de campanha de Sumaré, quatro para a Santa Casa de Valinhos e dois para a Prefeitura de Monte Alegre. 

Segundo a Prefeitura de Sumaré, a chegada dos respiradores está prevista para sexta-feira (17). O hospital de campanha, montado no prédio do antigo Hospital Madre Theodora, está em fase final de implantação, informou a administração. 

Sumaré conta atualmente com 26 leitos na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Macarenko exclusivos ao atendimento de pacientes com coronavírus. Destes, 11 leitos são preparados com respiradores para casos de média e alta complexidade. 

A taxa de ocupação dos leitos municipais destacados para Covid-19 tem oscilado na cidade entre 70% e 80%, informou a prefeitura. 

OUTRAS CIDADES 

O Hospital Regional de Piracicaba terá 12 novos respiradores. A região de Sorocaba receberá 25 ventiladores pulmonares, sendo nove para Unidades de Pronto-Atendimento do município de Sorocaba, 11 para o Hospital e Maternidade Municipal de Salto, três à Prefeitura de Itaberá e dois para a Santa Casa de Cerquilho. 

Para o Vale do Paraíba serão 50 respiradores, no total. Juntas, Marília e Bauru receberão oito equipamento. 

Também no interior, a região Araçatuba contará com mais 14 equipamentos. Já a Santa Casa de Barretos contará com dez respiradores e outro equipamento será enviado ao Pronto-Socorro de Gavião Peixoto, localizado na região de Araraquara. 

Para a região de São José de Rio Preto, irão mais 38 ventiladores, sendo 17 para hospitais municipais e 21 para filantrópicos. 

Na Grande São Paulo, dez equipamentos serão instalados no Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, e dois na Santa Casa de Pompeia. 

“O Estado já recebeu até aqui 3.345 respiradores, parte deles por meio de doação. Seguimos ampliando a liberação de respiradores para todo o estado, fortalecendo a rede assistencial”, afirmou o Secretário Executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano. 

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por Covid-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também